16/1/2009
ABGLT e Antra lançam campanha nacional pela aceitação do nome social de travestis e transexuais
Por Redação
No dia 29 de janeiro, a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), a Articulação Nacional de Travestis (ANTRA) lançam campanha nacional pela aceitação do nome social das travestis e transexuais nas escolas brasileiras.
A intenção é obrigar escolas, faculdades, cursos e serviços públicos a respeitar o nome feminino de travestis. O projeto pedirá a todas as secretarias estaduais de educação o respeito ao nome social de travestis. Nos estados não atendidos, a ABGLT já prevê recorrer ao Ministério Público Federal.
O Pará tornou-se o primeiro e único a aceitar a matrícula de travestis e transexuais com seus nomes sociais. Minas Gerais, Paraná e Piauí já estão em estado avançado em relação ao tema. A intenção maior das entidade é evitar a evasão escolar de pessoas transexuais porque sentem-se constrangidas em serem chamadas por nomes que nada têm a ver com sua orientação sexual.
O Ministério da Educação é favorável ao uso dos nomes sociais das travestis e transexuais nas escolas brasileiras, mas a decisão final cabe às secretarias estaduais.
Fonte : http://mixbrasil.uol.com.br/mp/upload/noticia/4_63_70838.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário