quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

E agora ?!


Você conseguiu mudar seus documentos, sua aparência em nada lembra uma mulher, finalmente você conquista sua tão sonhada liberdade, mas e agora?

Você pensa: “Simples, tudo mudado não tenho mais com o que me preocupar.”

De fato, toda caminhada até o derradeiro momento já faz de qualquer um de nós vencedores, mas a partir desse momento as responsabilidades aumentam, as possíveis desculpas acabam, a vitimização termina e você será senhor do seu próprio destino.

Agora você é, e será socialmente reconhecido como do sexo masculino com as vantagens, e desvantagens, de tal situação.

Não há volta.

Talvez algumas coisas pareçam novas, ou um pouco estranhas, afinal nos acostumamos por um bom tempo a usarmos o fator trans como proteção ou fuga. Nos identificamos com pessoas na mesma situação, e nos sentimos seguros dentro desse grupo de irmãos, distantes muitas vezes pelo espaço físico, mas unidos por semelhanças de alma.

Mas vamos além: agora somos homens como o motorista do ônibus que pegamos todo dia para o trabalho, ou o engravatado que se atola no escritório. Claro você não vai esquecer de onde veio, até porque mesmo tendo mudado tudo, o velho fantasma pode surgir de algum lugar, na forma de um amigo ou parente distante ou de um cadastro de loja desatualizado.

“Mas eu sempre quis isso, não estou entendendo.”

A diferença é que, entre desejar algo, e de fato concretizar, vai uma grande distância.

Ter em mãos o que sempre se sonhou pode provocar sentimentos de dúvida, de medo, ansiedade; não com relação ao feito, mas em como, e de que forma, assumir de uma vez por todas, seu lugar nesse “novo” mundo do qual você agora faz parte de forma efetiva.

Mas não tenha medo. Existe um período de adaptação natural a essa realidade, tal qual a criança que pela primeira vez entra na escola, assim meio tímida, sem saber como se portar ou o que dizer, mas que aos poucos vai aprendendo e se formando dentro daquela comunidade.

A diferença é que a sua comunidade não se restringe aos muros de uma escola, mas a imensidão do mundo.

Você não é perfeito, ninguém é, portanto ter receio e experimentar esse momento de suspensão animada entre conseguir, e realizar o fato de forma concreta, pode levar um tempo. Ou passar sem nem ser percebido. Cada um reage de um determinado jeito, não adianta tomar como parâmetro para sua vida o comportamento ou a reação de outra pessoa.

Não esqueça que acima de tudo você já é um vencedor, que ultrapassou as barreiras da adversidade corporal, e batalhou para obter seu devido reconhecimento, e isso nada nem ninguém pode tirar de você. Tenha orgulho, de forma positiva, do seu feito. Transforme sua jornada em motivação para recomeçar.

Abra os olhos, experimente, sinta e seja bem vindo a sua nova vida.

Um comentário:

  1. poxa! vc smepre me toca com seus textos! Pra mim essa situaçao esta sendo traumatica, como se tivessem me dado o doce na boca e qdo fui morder, me tiraram.
    Essa ultima etapa, os documentos, ainda me falta, ainda me causa medo, do pré e do pós. Bjs querido, bom 2009

    ResponderExcluir