segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Pastor transexual metodista compartilha sua história durante conferência


Uma notícia do serviço de notícias da União Metodista

Por Linda Bloom*
25 de maio de 2007

Um pastor transexual da União Metodista compartilhou sua história com outros membros da congregação na conferência de Baltimore – Washington, na esperança de promover maiores discussões acerca da identidade de gênero.

O Reverendo Drew Phoenix – anteriormente Reverenda Ann Gordon – falou tanto para uma sessão privativa do clérigo quanto para a plenária geral no dia 24 de maio durante a conferência anual no Wardman Park Hotel em Washington. Ele é pastor da Igreja da União Metodista de São João em Baltimore.

“Eu fiquei muito grato pela oportunidade de dividir minha história e de quem eu sou,”Phoenix disse ao serviço de notícias da União Metodista em uma entrevista telefônica após sua apresentação. “Eu fiquei muito satisfeito com o número de pessoas que foram honestas nas suas perguntas e reflexões.”

Ele disse que esta há um ano sob tratamento médico para transicionar do gênero feminino para o masculino, acompanhado por “um excelente time de médicos que me ajudaram a esclarecer as coisas.”

Em seu discurso na sessão plenária, o pastor de 48 anos explicou que “no outono passado, depois de uma jornada espiritual longa e anos de orações e discernimento, decidi mudar meu nome de Ann Gordon para Drew Phoenix refletindo assim minha verdadeira identidade de gênero e para honrar minha transformação espiritual e minha relação com Deus.”

Compartilhando a história de sua jornada espiritual e relacionamento com Deus, Phoenix disse que ele esperava que os participantes da conferência “se comprometessem a buscar maiores conhecimentos sobre a complexidade do gênero e da identidade de gênero e se abrissem àqueles que na congregação se identificassem como transexuais.”

Phoenix, que se ordenou em 1989 e que previamente serviu em Bethesda, disse que se juntou ao ministério devido a “um chamado para servir aos que são oprimidos, pobres, excluídos e marginalizados.”

Apesar de ter sido chamado Ann e declarado como menina, Phoenix disse que sempre se sentiu homem e tinha problemas para entender “a dicotomia que eu estava experimentando entre o meu físico, o lado externo e o meu eu interno e espiritual.”

“Felizmente, hoje, o presente de Deus que é a medicina, me permite alinhar o corpo físico ao meu verdadeiro gênero,”disse ele durante a sessão plenária.

Sem políticas da igreja

Ele informou a seu bispo, John Schol, e a congregação sobre sua decisão de transicionar. Schol disse ao serviço de notícias da União Metodista que a situação foi tratada por todos de maneira séria e respeitosa.

O Livro da Disciplina da União Metodista não tem políticas específicas sobre readequação de gênero. “O conselho e eu fizemos tudo para garantir que a Disciplina está sendo cumprida,”disse Schol.

Tanto Phoenix quanto o comitê de sua pastoral pediram que o pastor fosse re-inserido na igreja como parte do ciclo de apontamento normal, que começa dia primeiro de julho. O pedido será validado, de acordo com o bispo.

Membros da igreja disseram a Schol que sob a tutela de Phoenix, os fiéis aumentaram assim como a situação financeira melhorou. “Existe um espírito dentro da congregação que não é experimentado há vários anos,”reportou o bispo.

Um pastor mais eficaz

Phoenix acredita que sua transição esta o tornando “ainda mais eficiente” como pastor e diz que sua maior preocupação “é que a congregação continue a crescer.”

Como ele aponta, o crescimento é evidente na igreja de São João, localizada ao norte do centro de Baltimore. Com membros das mais variadas idades e backgrounds, a congregação planeja restaurar o prédio histórico.

Phoenix não é o primeiro membro transexual do clero a participar da Conferência em Baltimore – Washington. Em 2002, a Reverenda Rebecca A. Steen decidiu abandonar a denominação depois da controvérsia sobre seu desejo de voltar ao ministério após a cirurgia de readequação sexual.

Ela solicitou sua saída de forma voluntária depois da conferência em 1999. Anterior a esse momento, Steen, que então era o Reverendo Richard A. Zamostny, serviu a igreja em três comunidades de Maryland durante 17 anos.

*Bloom é jornalista do serviço de notícias da União Metodista baseada em Nova York.

Contatos: Linda Bloom, Nova York, (646) 369-3759 ou newsdesk@umcom.org.


Segue abaixo vídeo disponível no youtube do Rev. Phoenix falando sobre o Transgender Remembrance Day, onde são lembrados todos que perderam suas vidas em face do ódio e do preconceito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário