quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Próteses penianas feitas à mão.


Pediram-me que escrevesse sobre próteses feitas à mão. Fiquei pensando se seria sobre aqueles arranjos que se faz em casa quando não é possível comprar uma prótese, ou se as próteses que de fato são feitas à mão.

Por via das dúvidas, optei pela segunda.

As próteses feitas dessa forma não são de cyberskin, mas de silicone sensível ao toque, e na sua maioria, além da tradicional flácida ou ereta, apresentam a opção dual, ou seja, aquelas que você não precisa dizer que vai tomar Viagra para disfunção só pra trocar de flácida pra ereta. Por serem de silicone, que é um material mais resistente que o cyberskin, é que se torna possível a viabilidade da dupla função na mesma prótese.

Elas são comercializadas de forma exclusiva, ou seja, cada um que compra escolhe o modelo que deseja, porém elas são feitas à mão por protéticos, levando-se em conta inclusive o tom de pele do comprador. É possível encontrar nos locais que as vendem, a opção de receber amostras dos tons de pele antes da fabricação com vistas a se aproximar o mais possível da realidade corporal de cada usuário.

Permitem também o uso sem qualquer tipo de suporte porque, mais uma vez por não serem de material poroso como o cyberskin, comportam o uso de adesivos médicos que as mantêm no lugar sem o auxílio de nenhum tipo de acessório. Ou possuem uma maneira de sustentação tão discreta que é invisível aos olhos; apenas quem usa sabe como se prende.

Elas não se adequam ao uso de acessórios internos que permitem urinar de pé, mas tem a vantagem de serem usadas livremente, e de serem extremamente realistas, tanto a visão quanto ao toque.

Alguns locais apresentam ainda a possibilidade de serem vendidas com escroto ou sem escroto para aqueles que já fizeram a metoidioplastia e desejam dar uma melhorada na aparência. Além da variedade de se escolher entre próteses circuncidadas ou não, e pelos pubianos realísticos sintéticos para disfarçar de forma eficaz onde a prótese se gruda ao corpo.

Sua durabilidade é longa devida a maior resistência do silicone, e a manutenção é fácil e sem a necessidade de produtos específicos.

Porém toda essa maravilha não está acessível à maioria: o preço dessas próteses é proibitivo. Por serem fabricadas de forma quase artesanal, os preços giram em torno de R$ 3.000 a 5.000, dependendo do modelo escolhido e da moeda de compra.

Para os que podem comprar, fica aqui a dica de uma boa aquisição que ajudará a complementar sua transição e a se sentir melhor. Para os que não podem, fica a esperança de um dia poder comprar ou de que alguém se anime a produzir esse tipo de próteses por aqui, com a mesma qualidade, mas com valor mais compatíveis com a nossa realidade.

Nos links ao lado existem três sites para quem quiser consultar essas próteses: Tyron2 Prosthetics - Alemanha, FTM Prosthetics - Australia , Lola Jake Prosthetics - EUA.

Caso alguém já tenha adquirido e queira dar sua opinião, sugestão sobre as próteses, ou conheça outros locais que manufaturam dessa forma, sintam-se à vontade para compartilhar.

Fotos referentes a prótese Tyron2 Prosthetics: http://www.tyron2.net/9.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário