quinta-feira, 21 de agosto de 2008

SUS: Mudança de sexo terá acompanhamento psicológico

MixBrasil - 20/08/2008

Por Redação

As cirurgias de mudança de sexo que serão realizadas na rede pública de saúde, anunciadas há dois meses pelo ministro da Saúde José Gomes Temporão, estabelece algumas diretrizes para que o serviço seja oferecido, entre elas a de se fazer um credenciamento das instituições interessadas e criar uma rede de atenção em que o paciente receba também assitência psicológica.

Entretanto, para o ministro Temporão, "há todo um processo ainda a ser percorrido". Entre as questões a serem resolvidas, está a forma de financiamento do serviço. Inicialmente, a idéia é que as cirurgias sejam feitas em instituições de pesquisa, respeitando as indicações já estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

A política prevê que os centros ofereçam mais do que simples cirurgias. A rede de atenção também oferecerá para os pacientes tratamento em caso de problemas decorrentes ou relacionados à cirugia, além de assistência psicológica.

2 comentários:

  1. Interessante...e importante, só a cirurgia não basta, acho que acompanhamento psicológico é essencial!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa notícia é sem dúvida o maior acontecimento em toda história dos transexuais no Brasil. Eu ainda me belisco achando que é tudo um sonho, porque era tão improvável que isso acontecesse agora, até porque o Brasil está sendo um dos pioneiros nas Américas nesse quesito. Enfim, é jubilar e entrar na fila (risos). Ah, e adorei o blog!!

    ResponderExcluir