sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O reverendo David Weekley - Ministro metodista de assume como um homem transexual

31 de agosto de 2009 - Matt Kailey

No começo dos anos 70, David Weekley começou sua transição do gênero feminino para o masculino. E em 1982, ele começou o processo para se tornar um Ministro metodista.

Por 27 anos, Weekley, agora com 58 anos, casado, e pais de 5 crianças, não tinha revelado nada sobre seu passado para a igreja ou para sua congregação. Mas em 30 de agosto, ele finalmente disse a sua congregação na Igreja Metodista Unida de Epworth, no Oregon que ele tinha nascido do gênero feminino com uma identidade de gênero masculina e tinha transicionado há algumas décadas.

Weekley é o segundo homem do clérigo da Igreja Metodista Unida a se assumir como transexual. Drew Pheonix, de 50 anos, teve sua ordenação desafiada por membros da igreja após se assumir publicamente para sua congregação na Igreja Metodista Unida de São João em Baltimore, Maryland. Ele manteve sua ordenação, mas não se encontra mais na igreja daquela comunidade.

OregonLive.com informa que, depois do sermão de Weekley, durante o qual ele explicou sua transição para a congregação, o Reverendo Bonnie Parr Philipson, superintendente distrital metropolitano da Igreja Metodista Unida, disse a congregação que o status de Weekley na igreja permanecia o mesmo.

Philipson também leu uma declaração do Bispo Robert T. Hoshibata, líder da conferência Metodista de Oregon – Idaho, onde ele diz que Weekley “está escolhendo compartilhar agora esse momento anterior de sua jornada de vida honesta e abertamente. Essa decisão não altera, de forma alguma, sua fé ou seu comprometimento com o ministério ao qual ele foi ordenado, ou seu status de membro ativo da congregação. Eu rezo para que sua congregação, seus colegas e a Igreja Metodista Unida continue a apoia-lo, e a sua família, neste momento.”

A Gazeta de Sherwood informa que, semanas após a revelação de Weekley, membros da sua congregação bateram palmas e afirmaram seu apoio a ele. A Gazeta apresenta ainda um artigo interessante sobre a vida de Weekley.

A igreja Metodista, no geral, tem sido extremamente conservadora quanto a sua posição sobre clérigos e membros LGBT, e existe a possibilidade que Weekley e Phoenix percam suas credenciais se a legislação proposta que bane transexuais passar na próxima conferência geral que ocorrerá em 2012. Espera-se que o passo corajoso feito pelo Reverendo Weekley abra mais as mentes das pessoas, e que dessa forma, a conferência será então palco de uma atitude bem diferente.

Atualização: O Reverendo David Weekley enviou-me a seguinte mensagem: “ Eu estou bem positivo sobre compartilhar minha história, porque acredito que é a melhor maneira de ajudar a educar nossa sociedade sobre transgêneros (NDAB: o contexto de transgênero no exterior diverge do nosso, pois não engloba todos que fogem ao dito gênero normativo, e somente transexuais como um todo); existe tanta falta de informação por aí, e medo, que parece imperativo tornar-se ativo. E como alguns dos segmentos da Igreja são responsáveis por uma parcela de falta de informação e medo, parece-me mais importante que nunca que as pessoas possam ouvir uma história positiva de fé de um indivíduo transgenero.”

Ele também forneceu a foto acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário