quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tolerância. Respeito.


Você descobre que não é um erro, uma aberração, e mais, que pertence a um grupo de pessoas que partilham do mesmo sentimento. A sensação de que finalmente encontrou seus pares é maravilhosa, e imagina que dentro daquele grupo todos serão iguais a você, afinal todos são homens peculiares e, portanto, vamos nos entender muito bem.

Mas no meio do caminho você se espanta:

Nossa como alguém pode dizer que é um homem se já teve filhos e um relacionamento prévio com um homem biológico?

Como alguém que está no grupo com o qual me identifico diz que é homossexual, se eu sou heterossexual, o que vão pensar de mim?

É impossível não querer tomar hormônio e fazer uma cirurgia, ou tomar e fazer apenas uma, isto está errado!

Não fazer a cirurgia genital e dizer que usa os seus genitais porque ele está lá, não aceito, que absurdo!

Bem vindo à diversidade.

Sim, tanto se fala em diversidade, mas isso não quer dizer que apenas fora do seu grupo é que ela exista. Ela existe em todo e qualquer grupo pelo simples fato de que cada indivíduo é único, com vivências, desejos, medos, buscas, assim como você. E que da mesma forma, também busca aceitação e respeito.

Ter um conceito que generaliza um grupo ou situação é um equívoco, esteja a pessoa dentro ou fora de um corpo coletivo. Generalizar é reprimir o individual que se expressa em cada ser que anda nesse mundo, e tomá-los por autômatos, sem personalidade e experiências de vida, onde um será igual a todos e assim sucessivamente, incorrendo em uma cadeia de pré-conceitos e ignorância.

Que existem semelhanças, sem dúvida, mas isso não quer dizer que somos todos absolutamente iguais porque pertencemos a um mesmo conjunto. Os elementos do conjunto são diversos, e nesse momento, do encontro de experiências únicas, e que o conjunto se torna uno, quando reconhecemos e abraçamos no outro o que diverge de nós.

Tolerar não é remediar com já que ta deixa ficar. É ir além e aprender a respeitar.

Quando nos tornamos tolerantes e permitimos o benefício da dúvida, mesmo com medo do desconhecido, seja para ouvir uma divergência construtiva, conhecer as idéias de outra pessoa, e assim por diante, ganhamos de forma sorrateira com a troca. Evoluímos, e ajudamos a evoluir, seja como grupo ou como indivíduos.

Você exige tolerância, quer ser aceito, respeitado ao menos, mas como exigir isso sem tolerar o que diverge da sua realidade? A necessidade de respeito não é unilateral, ela permeia a tudo e todos que cruzam sua vida, e em agindo de forma tolerante, respeitando o outro, você ganha de volta um mundo novo e repleto de possibilidades.

E não diga que sua educação depende do outro. Não, seja sua educação ou o ter respeito é tarefa diária de cada um, esforço de se permitir enxergar, de tolerar e aceitar o diferente, venha ele como vier e por mais estranho que pareça a você. Não use a falta de educação alheia como desculpa para não tentar agir diferente.

Não estou dizendo com isso que tudo e todos possam ser escusados; ações violentas, de brutalidade, de abusos físicos ou emocionais, e semelhantes pedem medidas mais contundentes, e cabe a quem sofrer buscar o que é seu por direito. Mas apenas peço que atente para que essas pessoas que ferem, também merecem respeito e também precisam aprender.

E mais: seja tolerante com você mesmo. Na maioria das vezes, nós mesmos somos nossos piores carrascos. Ninguém é infalível, perfeito, santo, não tem medo, angústias, dúvidas. Uns mais outros menos, mas não importa, o que interessa é seguir em frente, porque momentos dos mais variados, com problemas ou não, sempre existirão, seja você como for, e quem for.

Não espere que a vida lhe dê o que você deseja só porque acha que têm direitos; mas tem também deveres, e lições a serem vividas e aprendidas. Comece dando o seu melhor, tentando ao menos, para além de todas as dificuldades que possam aparecer.

Se esse texto lhe parecer sem propósito, um tanto piegas, que seja, não há problema que assim pareça. Essas palavras não têm a intenção de serem perfeitas, absolutas ou de que alguém concorde com elas. Fato é que se você leu e chegou até aqui, mesmo contrariado, é porque algo em você se identificou, bastando então apenas devolver a si mesmo, ao seu grupo, ao mundo e a vida, o que de melhor habita em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário