segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O T do DNA


27/10/2008

Pesquisas identificam o gene da transexualidade

Por Sérgio Oliveira

Nascer menino tendo traços e vontades femininas é uma das características que definem a transexualidade (ou vice versa, menina tendo traços e vontades masculinas - nota do autor do blog). Agora, pesquisadores afirmam que a sensação de desconforto com relação ao próprio órgão genital pode ter explicação genética, assim como a própria homossexualidade.

Cientistas australianos conseguiram identificar um gene entre homens e mulheres transexuais que tem uma ligação essencial com o nível de testosterona no organismo. A análise de 112 DNAs mostrou que há genes que determinam a androginia, regulando de maneira incomum os níveis do hormônio masculino.

O estudo, feito no Instituto Príncipe Harley em Melbourne e liderado pelo cientista Vincent Harley, foi publicado na revista "Biologia Psiquiátrica". "Há um estigma de que a transexualidade é uma questão de escolha. Entretanto, a descoberta de bases biológicas de que isto não é verdade ajudará os transexuais a reafirmar sua condição e no desenvolvimento de outros estudos sobre o assunto", afirmou Harley.

Há décadas, a transexualidade tem sido debatida para chegar a um consenso de qual é a sua causa. Nesse meio tempo, trauma infantil, histórico na família e diversos fatores psicológicos foram suspeitos de serem os deflagadores. Contudo, Vincent Harley argumenta que a questão genética é uma das possibilidades, pois traumas de infância também poderiam gerar tipo de transexualidade que, também involuntária, diferencia-se da genética.

Fonte: http://mixbrasil.uol.com.br/mp/upload/noticia/4_59_69629.shtml

Um comentário:

  1. creio que uma das raízes seja a genética, mas não a unica. Assim como o "banho" de hormonios incorretos no útero, e a "deformação" cerebral, onde temos a estrutura cerebra do sexo identificado e nao do sexo físico.

    Mas estao perto, muito perto, fico feliz por isso!

    ResponderExcluir