sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Ciclo de palestras em São Paulo discute gênero e transexualidade


Corpo aberto

Por Hélio Filho

O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB-SP) apresenta até o dia 8 de dezembro o ciclo de palestras “Corpo em aberto”, que começou em setembro e tem como objetivo discutir o corpo sob os mais diferentes enfoques como seu espaço na sociedade de consumo, na arte e na contemporaneidade. No próximo dia 24, o assunto em pauta será “Corpo gênero”, discussão sobre a transexualidade mediada pelo ícone trans Claudia Wonder.

A palestra “Corpo gênero” começa às 19h30, no CCBB, e pretende debater as mais impactantes mudanças no corpo dos brasileiros partindo do pressuposto de que elas vieram junto com as mudanças de gênero.

A convidada para ministrar a palestra é a PhD em História Social Mary Del Priore, autora de livros como “História das Mulheres no Brasil”, “A Mulher no Brasil Colônia”, “Histórias do Cotidiano”, “A História do Amor no Brasil” e “O Príncipe Maldito”.

Para enriquecer a discussão, o encontro contará ainda com a mediação da cantora, compositora e ativista Claudia Wonder e a doutora em Antropologia Social Maria Filomena Gregori, coordenadora do Doutorado de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e pesquisadora associada do Pagu - Núcleo de Estudos de Gênero.

A entrada é gratuita. O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo fica na Rua Álvares Penteado, 112, e o telefone é (11) 3113-3651‎.

Nenhum comentário:

Postar um comentário