domingo, 15 de novembro de 2009

Uma "definição" não padronizada de transexual.


Transtorno - s.m. Ato ou efeito de transtornar. / Contrariedade; contratempo. / Desarranjo. / Perturbação mental.

Transcender - v.t. Ultrapassar; ser superior a. / v.i. Ir além do ordinário, exceder a todos, chegar a alto grau de superioridade. / Filosofia. Ir além (dos limites do conhecimento).

Transfigurar - v.t. Mudar a figura, a feição de; transformar: o desastre de automóvel transfigurou-lhe o rosto. / Alterar, dar uma idéia falsa: sua interpretação transfigura essa personagem histórica. / v.pr. Mudar de aspecto, por efeito de uma reação psicológica diante de situação inesperada: ao receber a notí­cia, sua fisionomia transfigurou-se.

Transformador - adj. Que transforma. / s.m. Eletricidade. Aparelho estatístico de indução eletromagnética, que transforma um sistema de correntes variáveis em um ou mais sistemas de correntes variáveis da mesma freqüência, mas de intensidade ou tensão geralmente diferentes.

Transparecer - v.i. Aparecer através de. / fig. Deixar-se perceber, revelar-se, manifestar-se.

Transexual – adj., s.m. e s.f. Indivíduo que transtorna seu meio, contraria sua dita imutabilidade, e que vai além do ordinário, que excede os limites impostos, pré – determinados e conhecidos, e muda sua figura, transformando energias distintas e opostas em uma freqüência uníssona que se manifesta e se revela na integralidade do ser.

Fonte: http://www.dicionarioweb.com.br/ , exceto a definição de transexual de autoria do proprietário do blog.

OBS: Não estou fazendo apologia da transexualidade, apenas apresentando uma visão mais positiva e menos estigmatizada; celebrando a diversidade como instrumento de aprendizado, fraternidade e respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário