quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Vislumbre da possibilidade de aumento do micro neofalo pós metoidioplastia com o uso de células tronco.


Investigadores criaram um "pênis artificial" que tem permitido coelhos com pênis danificado a copularem com sucesso. Os urologistas dizem que o procedimento poderá um dia ajudar a tratar homens com disfunção erétil grave.

A técnica envolve um novo método de engenharia de tecidos que permitiu à equipe a utilização de células dos próprios animais para construir a estrutura do tecido esponjoso que compõe a maior parte do pênis.

O pênis funcionante é a mais recente realização de Anthony Atala e seus colegas do Wake Forest Institute for Regenerative Medicine in Winston-Salem, Carolina do Norte, E.U.A.. Esta é a mesma equipe que chegou às manchetes em Abril com a primeira bio-engenharia de bexigas humanas, que foram implantados com sucesso em pacientes.

No experimento recente, o músculo liso e as células dos vasos sanguíneos foram retirados de pênis de coelhos e semeado em uma matriz de colágeno - uma estrutura semelhante em que o tecido se regenera. Esta abordagem foi criada por Atala e anteriormente utilizada para crescer as bexigas artificiais.

Retomando o acasalamento.

As células de coelho semeadas na matriz foram projetadas para tornar-se a estrutura chamada de corpo cavernoso - em ambos os lados da uretra - que compõem uma parte substancial do pênis. O pênis contém duas destas estruturas semelhantes a esponjas que se enchem de sangue durante a ereção. Eles têm a forma de um tubo que pode se estender até 20 centímetros em seres humanos - cerca de um terço dos quais se estende dentro do corpo.

Os urologistas implantaram o tecido dos corpos cavernosos, recentemente projetados, para os coelhos com pênis que tiveram todo o tecido removido anteriormente, e dentro de um mês, os animais tinham retomado o seu acasalamento.

O tecido regenerado mostrou também a pressão arterial, mesmo durante uma ereção, como em coelhos normais. Além disso, os coelhos com os implantes de corpo cavernoso, ainda podem ejacular espermatozóides em suas companheiras e impregna-las. Todas as fêmeas tiveram filhotes saudáveis a partir desses encontros, dizem os investigadores .

Os implantes de silicone.

Cada animal recebeu tecido do corpo cavernoso produzido a partir de suas próprias células, sublinha Atala. A idéia por trás disso é que a engenharia de tecidos - seja em coelhos ou em seres humanos - é uma combinação perfeita e por isso não é rejeitada pelo sistema imunológico do organismo.

A pesquisa pode levar a melhores tratamentos para a disfunção erétil no homem, ele espera, através da substituição de tecidos problemáticos.

Existem muitas drogas populares no mercado para esta doença, que atinge mais da metade dos homens entre as idades de 40 e 70. Mas em casos mais graves, os médicos implantam próteses de silicone no pênis de seus pacientes. Isto, no entanto, não consegue restaurar completamente a capacidade dos pacientes para a ereção natural.

A integração adequada.

Na disfunção erétil grave, conhecida como fibrose corporal, o tecido esponjoso do corpo cavernoso não recebe oxigênio suficiente e começa a ser substituído por tecido cicatricial. Cultivo de novos tecidos esponjosos do corpo cavernoso com vistas ao implante, poderia ajudar esses pacientes, dizem os investigadores .

Especialistas advertem, entretanto, que os investigadores terão de demonstrar que as câmaras corporais foram devidamente integradas com o resto do órgão - o que inclui garantir que todos os vasos sanguíneos estão ligados de modo que as funções do tecido novo não se transformem em tecido cicatricial como o tecido original.

"Isso obviamente parece promissor", comenta Allen Seftel dos Hospitais da Universidade de Cleveland, Ohio, E.U.A. . Mas ele também adverte que "isso é muito, muito preliminar".

O desenvolvimento.

A técnica também pode ajudar pessoas com anomalias congênitas do pênis ou aqueles que perderam parte do órgão ao câncer. Para fazer isso, no entanto, os pesquisadores teriam de combinar vários tecidos de bio-engenharia juntos.

"Nós já sabemos como criar tecidos da uretra", diz Atala, "que permitem as funções de urinar e de ejacular para fora do corpo e que está contido na terceira estrutura tubular do pênis, o corpo esponjoso." Ele disse que o tecido do corpo cavernoso foi mais difícil de se regenerar no laboratório, porque não é uma estrutura oca, como a uretra.

"Acho que isso - o método de engenharia de tecidos - é um marco no desenvolvimento da cirurgia em geral", comenta Ira Sharlip, professor de clínica de urologia da Universidade da Califórnia, San Francisco, E.U.A. , que não foi envolvido no estudo.

Atala apresentada as novas descobertas no início desta semana na reunião anual da Associação Americana de Urologia, em Atlanta, Geórgia, E.U.A..

Fonte: http://www.newscientist.com/article/dn9221-artificial-penis-allows-rabbits-to-mate-normally.html por Grupo Ftm Brasil por comunidade Gendercare do Orkut.

Obs: Artigo publicado originalmente em 25 de maio 2006 na New Scientist, sendo publicado agora em Procedimentos da Academia Nacional de Ciências, E.U.A..

Nenhum comentário:

Postar um comentário