terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Fortaleza aceita uso do nome social de trans em escolas


08/02/2010 - Por Hélio Filho

Portaria assinada em Fortaleza garante que trans usem os nomes que criaram A Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Fortaleza assinaram, no fim de janeiro, uma portaria que garante o uso do nome social por alunos e alunas trans em sua rede de ensino. A Portaria nº 03/2010 foi um presente dado durante o Dia da Visibilidade Trans, 29 de janeiro.

O objetivo do documento é combater a discriminação da população LGBT e promover o respeito à dignidade, fazendo com que os e as alunas se apresentem ao mundo com o nome com o qual melhor se sentem. A resolução é válida somente no âmbito da rede municipal de ensino.

Ela garante que o nome escolhido pelo aluno será aplicado ao lado do nome civil nos registros, cadastros, listas de presença e demais documentos oficiais relacionados à educação. A Portaria prevê também que o tratamento destas pessoas seja também pelo nome social, “aquele pelo qual travestis e transexuais se reconhecem, bem como são identificados por sua comunidade em seu meio social”.

Fonte: http://mixbrasil.uol.com.br/pride/seus-direitos/fortaleza-aceita-uso-do-nome-social-de-trans-em-escolas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário