terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Professora trans da depoimento na novela Viver a Vida


A professora da rede estadual de ensino, Marina Reidel, participou neste sábado, 20 de fevereiro, da novela "Viver a Vida", na Rede Globo. Ela é uma das personagens reais que dá seu depoimento no final do capítulo, contando um pouco de sua história de vida e superação de preconceitos.

Marina é transexual e leciona para estudantes de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e afirma nunca teve problema com alunos ou pais.

"Nossa escola tem um perfil diferente porque nós já trabalhamos em parceria com o SOMOS, uma ONG em cursos de capacitação de professores para a diversidade sexual", explica."Eu mesma aprendi a lidar melhor com o tema no decorrer deste projeto. Estou aqui para mostrar que é possível trabalhar com todos os temas que envolvem preconceito e discriminação e aqui, na nossa escola, nunca tivemos conflitos com alunos, mães e pais ou qualquer membro da comunidade escolar".

Em 2006, Marina decidiu fazer a cirurgia para colocar prótese de silicone nos seios. A direção ficou receosa com a possível repercussão da mudança.

Mas, no período do afastamento, o professor substituto trabalhou em sala com os alunos a questão da diversidade sexual e explicou o motivo da cirurgia de Marina.

Ao retomar as atividades, Marina respondeu a perguntas dos alunos curiosos, mas não enfrentou nenhum tipo discriminação."Dentro da disciplina chamada de ética e cidadania, que substitui o ensino religioso, os alunos são incentivados a desenvolver projetos e pensar a questão do preconceito. Tenho certeza de que esses jovens vão sair da escola com uma cabeça diferente, não vão espancar trans na rua como acontece por aí", diz.





Fonte: http://tvhg.blogspot.com/2010/02/professor-trans-da-depoimento-na-novela.html e http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1215261-7822-DEPOIMENTO+MARINA+REIDEL,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário