quarta-feira, 22 de outubro de 2008

E a medicina caminha a passos largos...


22/10/2008 - 14h14

Cientistas geram próstata a partir de células-tronco de ratos

(embargada até as 15h de Brasília desta quarta-feira) Londres, 22 out (EFE) - Uma equipe de pesquisadores conseguiu gerar uma nova próstata a partir de células-tronco presentes nessa mesma glândula de ratos de laboratório, segundo explica em artigo publicado hoje pela revista científica britânica "Nature".

Os pesquisadores, da Genentech Inc, em San Francisco, descobriram que a próstata pode se regenerar normalmente nos roedores após repetidos ciclos de escassez e produção de andrógenos.

Após a descoberta, a equipe, liderada por Wei-Qiang Gao, constatou que existem células-tronco na próstata a partir das quais uma nova próstata pode ser gerada.

Devido ao "papel crítico" que estas células desempenham na manutenção da integridade do tecido prostático e sua potencial participação na origem de um tumor, os cientistas tentaram encontrar marcadores específicos que permitam localizá-las e diferenciá-las dos demais.

Mas, na maioria dos casos, também identificavam outro tipo de células.

No entanto, o marcador CD117 é capaz de detectar as populações de células-tronco adultas na próstata de ratos e permite, assim, aos cientistas isolá-las para que possam gerar uma nova glândula para um transplante "ao vivo".

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2008/10/22/ult1766u28428.jhtm

Um comentário:

  1. oie!!! eu postei uma matéria sobre FTM no meu blog, dá uma olhadinha. Também coloquei o link do seu blog como referência. Beijos e me linka se puder!

    ResponderExcluir