quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Espanhol de 16 anos faz cirurgia para mudança de sexo


Terça-feira, 12 de janeiro de 2010

AE-AP - Agencia Estado

MADRI - Um espanhol de 16 anos fez uma cirurgia para mudar de sexo e se tornou o primeiro menor de idade na Espanha a passar por essa operação. Poucos países no mundo permitem que pessoas tão jovens sejam submetidos ao procedimento médico.

A cirurgia de duas horas e meia foi feita em Barcelona, há três semanas, e o paciente está bem, disse hoje o cirurgião de reconstituição Iván Manero, que fez a operação.

Manero afirmou que o paciente passou por tratamento hormonal e psiquiátrico por dois anos, após ter decidido fazer a cirurgia para ter um corpo de mulher. O adolescente "disse que se sente como mulher desde a idade de quatro ou cinco anos", disse Manero. O nome do paciente não foi revelado.

A cirurgia foi autorizada por um juiz, como é determinado pela Justiça da Espanha para menores que querem fazer a operação. Monica Martin, fundadora da Associação dos Transexuais da Espanha, disse que menos de 50 cirurgias de mudança de sexo são realizadas por ano no país.

Nesse caso, a família do adolescente pagou pela cirurgia num hospital privado. Na Espanha, os governos regionais administram seus sistemas de saúde e três deles - a Catalunha, a comunidade autônoma de Madri e a Andaluzia, no sul - pagam por cirurgias de mudança de sexo.

Transexuais no mundo

A Espanha faz parte de um pequeno grupo de países onde a lei permite que menores sofram cirurgias de mudança de sexo, diz Jameson Green, gerente do Centro de Excelência para a Saúde dos Transgêneros, na Universidade da Califórnia (EUA).

A Austrália e a Holanda são os outros países que permitem as cirurgias. A maioria dos países que permitem cirurgias de mudanças de sexo têm legislações que determinam que elas só podem ser feitas em pessoas com mais de 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário