sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Festival Internacional de Cinema de Palm Springs conta com a presença da atriz - e transexual - premiada Mª. Clara Spinelli


Maria Clara Spinelli não pensou que uma atriz transexual pudesse ganhar um prêmio - mas ela estava enganada.

A atriz brasileira, que transicionou do gênero masculino para o feminino e que interpretra uma mulher transexual no filme Paulista (NDAB: título em português: Quanto dura o amor), apresentado recentemente no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Paulínea, no Brasil, por sua atuação como a personagem Suzana.

Conforme informado pelo Palm Spring Desert Sun, Suzana é uma advogada "careta" que se apaixona por um colega de trabalho, que eventualmente a rejeita porque "seu companheiro não consegue compreender o fato de que ela um dia foi um homem."

O mais interessante sobre esse filme é que uma mulher transexual foi escalada para o papel de uma mulher transexual - algo que raramente é visto, ao menos nos Estados Unidos. Geralmente, nos filmes americanos, personagens transexuais têm sido interpretrados por atores que não são trans.

O filme também apresenta Suazana como a personagem mais conservadora e multifacetada.

"O fato dela ser transexual é apenas uma parte dela. Ela é muito mais do que somente isso," disse Spinelli ao Desert Sun.

A expectativa é que este filme continue a ser apresentado nos festivais pelos Estados Unidos para que outros possam vê-lo.

Os leitores podem deixar comentários abaixo sobre filmes americanos onde transexuais interpretaram personagens transexuais, para que possamos conhecer estes filmes e divulgá-los.

E, temos esperança de que atores transexuais irão, eventualmente, competir de igual para igual com atores não transexuais por papéis disponíveis em cinema.

Fonte: http://www.examiner.com/x-12237-Transgender--Transsexual-Issues-Examiner~y2010m1d14-Palm-Springs-International-Film-Festival-features-awardwinning-transsexual-actress-in-Paulista

Tradução: "Homer"

Nenhum comentário:

Postar um comentário