quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Semana da Visibilidade Trans no Casarão Brasil e no CRD, em São Paulo.

Repassando e divulgando.

É válido ressaltar que no Casarão Brasil (Rua Frei Caneca, 1057, SP), dia 03/02/10 às 19 horas, terá uma roda de conversa sobre Homens Trans e após a exibição de um filme surpresa.

"Olá Pessoal,

Segue a programação da Semana da Visibilidade Trans em São Paulo:

29 DE JANEIRO - DIA DA VISIBILIDADE TRANS

Comemorações por todo país marcam o dia Nacional da Visibilidade Trans
De 29 de janeiro a 05 de fevereiro de 2010

A comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância do respeito à diversidade sexual, tendo como prioridade o Movimento Trans, que representa as travestis, as transexuais e as trangêneros.

A semana da Visibilidade Trans foi instituída no ano de 2004 pelo Congresso Nacional, através do Ministério da Saúde, que lançou a campanha "Travesti e Respeito" comemorada sempre no dia 29 de janeiro. A idéia é de sensibilizar educadores e profissionais de saúde do Brasil e trabalhar também a auto-estima das pessoas trans.

Unidos pela mesma causa estão o Casarão Brasil – Associação GLS, Centro de Referência da Diversidade – CRD, Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual – CADS, Associação da Parada do Orgulho de São Paulo – APOGLBT e Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem – ABAPC.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA VISIBILIDADE TRANS

Atividades no decorrer dos dias 29/01/2010 a 05/02/2010

29/01/2010 às 19h - CASARÃO BRASIL

Abertura do evento com a Exposição de Artes Multimídias Sobre Travestis e Transexuais no Brasil. Show Performático com a Marcela Volpe homenageando o ícone Dalidá.

01/02/2010 às 19h - CENTRO DE REFERÊNCIA DA DIVERSIDADE

Exibição dos filmes "O T da questão" - Trabalho de Conclusão de curso dos alunos da Universidade Sant'Anna. Direção: Mário Ferreira Marques; Produção: Edilene Cardoso de Azevedo, Karine Micheline;
Edição: Gisele Anchieta - O filme relata histórias de várias trans e seus pontos de vista perante a sociedade e a própria vida. A equipe participou efetivamente das reuniões do Terças Trans e as pessoas que participam do filme são as particpantes do Terças.

02/02/2010 às 19h - CENTRO DE REFERÊNCIA DA DIVERSIDADE

Terças Trans Especial – Os caminhos da Cidadania de Travestis e Transexuais de SP – Resolução 208/2009 CREMESP / Decreto n.º 51.180 - Com a presença da equipe do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais e do Dr. Gustavo Menezes.

03/02/2010 às 19h - CASARÃO BRASIL

Roda de conversa. Tema: Homens Trans com exibição de Filme Surpresa.
Espaço aberto aos homens trans para visibilidade e demandas. Na ocasião será exibido um filme surpresa sobre o assunto.

04/02/2010 às 19h - CASARÃO BRASIL

Peça Teatral "Um Dia, Um Cisne" da diretora Tânia Granussi com os atores formados no curso de teatro promovido pelo Centro de Referência da Diversidade. A peça faz uma viagem pelo universo GLBT, seus preconceitos e direitos. Traz para o público à realidade de ser diferente e foca a sua narrativa na superação dos desafios e na

05/02/2010 às 19h - CENTRO DE REFERÊNCIA DA DIVERSIDADE

Encerramento com a exibição do filme "Meu amigo Cláudia" com direção de Dácio Pinheiro. O longa percorre a vida de Claudia e revela a história de transformação e superação da trans, contando sua vida desde quando era muito pequena e ao mesmo tempo um pouco do início do movimento LGBT.

Locais:

Casarão Brasil
Rua Frei Caneca, 1057 - ao lado do Restaurante Saladex.
Tel. (11) 3171.3739

Centro de Referência da Diversidade
Rua Major Sertório 292 / 294 – esquina com Rego Freitas - próximo metro Republica
Tel: (11) 3129-7764 (11) 3129-7764 "

Abaixo maiores informações sobre a exposição de arte multimídia que começa hoje.

"A comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância do respeito a travestis e transexuais enquanto cidadãos e cidadãs e seu direito ao exercício da plena cidadania.

A semana da Visibilidade Trans foi instituída no ano de 2004 pelo Congresso Nacional através do Ministério da Saúde com a campanha "Travesti e Respeito", e é sempre comemorada a partir do dia 29 de janeiro.

A idéia é de sensibilizar a sociedade a respeito da identidade de gênero e também visa o fortalecimento da auto-estima de travestis e transexuais.

“Não pergunte o que é ser masculino ou feminino, nem como podemos nos descrever enquanto homens ou mulheres. Pergunte como podemos buscar formas mais belas e harmônicas de vida”. ( Richard Rorty – Filósofo)

Visibilidade + Respeito = CIDADANIA - Fotografia
Barry Michael Wolfe – Fotógrafo

Barry Michael Wolfe começou a fotografar as travestis em 2005. Através de suas fotos-retrato assinados “by Michael”, Wolfe explora as raízes da discriminação enfrentadas pelas travestis e suas conseqüências, tais como exclusão social, tráfico humano e escravidão, exploração sexual e pedofilia, violência, praticas de medicina clandestina, abuso de drogas e DST/AIDS.

Suas fotos, distribuídas gratuitamente às travestis que muitas vezes enviam para as famílias, sendo estes os únicos registros dignos que elas possuem delas próprias. O que começou com um projeto fotográfico de conscientização através da arte, evoluiu em quatro anos para SOS Dignidade, movimento multidisciplinar de resgate dos direitos humanos.

Studio Butterfly
Virgínia de Medeiros - video

DUAS VERDADES – Óleo sobre Tela – Odir Grecco

Em um universo extremamente particular o artista achou o tema da atual exposição: O universo ambíguo das travestis.

Sob o impacto e a reflexão das obras de Goya, em especial as telas “La Maja Desnuda” e “La Maja Vestida” ele quis retratar a realidade impiedosa, habitada por pessoas de físico fora do comum, mas ainda assim humanas. Ficam, então, as perguntas: Em que período anterior da arte já foi pintado um travesti?

Segundo os cânones da anatomia e da pintura clássica, é belo ou feio um travesti?

“Muito bem, se é um quadro ou objeto de estudo não importa. Os retratos estão feitos. Pintados em óleo sobre tela e com todos os atributos á mostra”, conclui ODIR GRECCO.

“E no contato com as diferenças que nos tornamos pessoas melhores.”
Claudia Wonder

O vídeo Studio Butterfly é o resultado do projeto de pesquisa: As dobraduras da matéria. Uma pesquisa poética do metamorfismo no corpo da travesti.

O Studio Butterfly funcionou durante aproximadamente um ano e meio, em uma pequena sala de um edifício comercial no centro de Salvador, ele foi pensado como um ponto de encontro para as travestis. O local foi instalado em uma área onde elas viviam e trabalhavam.

No Studio, as travestis levam suas fotos antigas e recentes, junto a familiares, amigos e amores, sentadas na “Poltrona dos Afetos”, contam algumas historias de vida, registradas nesse vídeo.

“Se os movimentos que compõem essas existências são breves, descobri com as travestis a beleza maior da fabulação, que imortaliza a vida.


Exposição de Artes Multimídias Sobre Travestis e Transexuais no Brasil."

Fonte: Primeira comunicação: mailing list de Alessandra Saraiva; segunda comunicação repassada pela Dri, que recebeu da mailing list de Claúdia Wonder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário