terça-feira, 9 de março de 2010

Curiosidade: Dieta gordurosa no início da gravidez aumenta chances da mulher gerar meninos


8 de março de 2010

Mulheres que tomam café da manhã e consomem alimentos calóricos no início da gravidez têm mais chances de gerar filhos do sexo masculino, afirmaram cientistas nesta segunda-feira. Uma dieta baseada em alimentos com menos gordura, disseram os cientistas, favorece o nascimento de meninas.

O estudo parece dar crédito ao ditado popular que afirma ser necessário comer bacon para ter filhos meninos.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, e liderada pela médica Cheryl Rosenfeld. "Em humanos e ratos a restrição alimentar e a dieta pobre em gordura no início da gravidez pode levar ao excesso de meninas. Trata-se, provavelmente, de uma perda seletiva de fetos do sexo masculino, o mais vulnerável", explicou a especialista.

Os pesquisadores analisaram genes de placenta de ratos submetidos a uma dieta calórica e genes de placenta de ratos submetidos a uma dieta pobre em gordura. A comparação mostrou que, além da mudança de sexo dos fetos, foi identificada maior sensibilidade relacionada à alimentação nos bebês femininos.

De acordo com a pesquisa, após 12 dias - metade do período de gestação dos camundongos -, cerca de 2000 genes sofreram alterações no sexo ou em outros elementos hereditários responsáveis pelas funções do rim e olfativas.

O estudo mostrou aos cientistas que a dieta materna tem muita influência na placenta das mulheres e que ela pode ser responsável por importantes alterações genéticas.

A pesquisa, parte de um estudo maior que vem sendo realizado por especialistas há 2 anos, foi publicada no The Proceedings of the National Academy of Sciences, nos Estados Unidos.

Nos últimos anos foi identificado um considerável declínio no nascimento de meninos em todo mundo. A pesquisa da médica Rosenfeld sugere que essa é uma consequência do comportamento das futuras mães que optam por consumir uma dieta leve durante a gravidez, evitando, inclusive, o consumo diário do café da manhã.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/dieta-gordurosa-consumida-inicio-gravidez-aumenta-chances-mulher-gerar-meninos-538786.shtml

NAB: Grifo nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário