segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Seminário Internacional Sexualidades, Saberes e Direitos - UFSCar - 17 e 18 de agosto.


Organizado pelo grupo de pesquisa Corpo, Identidades e Subjetivações e financiado pela CAPES e pela FAPESP, o “Seminário Internacional Sexualidades, Saberes e Direitos” acontecerá no Anfiteatro Bento Prado Jr. na área Norte da UFSCar, campus de S. Carlos, nos dias 17 e 18 de agosto.

As inscrições, gratuitas, só poderão ser feitas presencialmente. Forneceremos certificados apenas aos que acompanharem todo o seminário.

O evento será transmitido pela internet. Forneceremos o endereço para assisti-lo depois de 02 de agosto neste site. Será possível assistir o seminário apenas ao vivo. Por questões técnicas e de direitos autorais, ele não ficará disponível online tampouco será possível gravá-lo durante sua exibição na rede.

Proposta:

A esfera da sexualidade tem passado por mudanças rápidas em que se destacam avanços institucionais, maior visibilidade de suas formas não-hegemônicas assim como a ampliação das demandas por reconhecimento.

Na academia, é perceptível o aumento de estudos na área de gênero e sexualidade, os quais a ampliam para dentro de várias disciplinas ao mesmo tempo em que diversificam seus objetos e temas.

Este contexto cambiante de ampliação numérica dos estudos e da visibilidade de novos sujeitos e culturas sexuais abre a possibilidade de irmos além da consolidação dos estudos de minorias, de novas linhas de pesquisa que permitam uma revisão de fundamentos teóricos, metodológicos e até mesmo a retomada do projeto de uma epistemologia feminista, não-heterossexista e anti-racista.

O Seminário propõe criar um espaço interdisciplinar de discussão das novas fronteiras das demandas por reconhecimento, sobre a possibilidade de um diálogo mais simétrico entre as ciências humanas e os saberes médicos-psi e jurídicos no que concerne às convenções sobre as diferenças sexuais e de gênero, as novas perspectivas analíticas não-normativas sobre a cultura, além do desafio de estender as reflexões epistemológicas dos feminismos contemporâneos para além das linhas temáticas e estudos de caso, ou seja, para o cerne da teoria social.

Programação

Dia 17 de agosto, Terça

9h Mesa de Abertura

9h15 Mesa Sexualidades, Normas e Direitos

Descrição da Mesa:

A mesa pretende suscitar o debate sobre direitos humanos, políticas sociais de combate à discriminação por orientação sexual, de gênero e seus desafios contemporâneos. Especial interesse será o de aprofundar uma revisão crítica da noção de homofobia articulada a uma maior atenção ao heterossexismo institucional. Ou seja, transferir o foco dos sujeitos para as normas e convenções.

Coordenação da Mesa: Jacqueline Sinhoretto (Departamento de Sociologia-UFSCar)

Palestrantes:

Adriana Vianna (Museu Nacional)

Rosa de Oliveira (UFSC)

_______________________________________

14h Mesa Saberes, Corpos e Subjetividades

Descrição: A mesa propõe um diálogo crítico entre as ciências humanas e as médico-psi no que toca às questões contemporâneas das relações entre corpo, gêneros, sexualidades e desejos, para além do campo da patologia e/ou das “disforias”.

Coordenação da Mesa: Jorge Leite Jr. (Departamento de Sociologia-UFSCar)

Palestrantes:

Larissa Pelúcio (UNESP/Bauru)

Márcia Arán (IMS-UERJ)

Paula Sandrine (UFRGS)

_______________________________________________________________

Dia 18 de agosto, Quarta

9h Mesa Cultura, Gênero e Sexualidade

Descrição: A crítica cultural tem sido uma marca dos Saberes Subalternos. Por meio de produções culturais é possível identificar e analisar normas e convenções sociais articulando-as a experiências subjetivas de assujeitamento e resistência. Neste sentido, ganham relevância investigações sobre o cinema, a TV, a publicidade e a literatura.

Coordenação da Mesa: Miriam Adelman (UFPR)

Palestrantes:

Karla Bessa (Pagu-UNICAMP)

Marcia Ochoa (Univ. of California at Santa Cruz)

Richard Miskolci (UFSCar)

_______________________________________________________

14h Mesa Desafios Teóricos: Feminismos, Teoria Queer e Interseccionalidades

Descrição: Esta mesa pretende apresentar um panorama das discussões feministas contemporâneas, seus diálogos privilegiados e desafios teóricos e metodológicos recentes.

Coordenação da Mesa: Richard Miskolci (Departamento de Sociologia-UFSCar)

Palestrantes:

Adriana Piscitelli (Pagu-UNICAMP)

Judith Jack Halberstam (Univ. of S. California)

Miriam Adelman (UFPR)

__________________________________________________________________

As inscrições, gratuitas, serão feitas no primeiro dia na entrada do Anfiteatro Bento Prado Jr.

A organização pretende exibir o evento online em streaming. Em breve divulgaremos o link para assistir a transmissão.

O Seminário originará um livro organizado por Richard Miskolci e Larissa Pelúcio. A proposta é editá-lo em 2011.

Fonte: http://www.ufscar.br/cis/2010/07/seminario-internacional-sexualidades-saberes-e-direitos-ufscar-17-e-1808/ , por email, por colaborador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário