segunda-feira, 27 de abril de 2009

Homens perfeitos?!


Algo que ouço e leio de forma rotineira, é o fato de mulheres biológicas e mtfs acharem que nós somos homens “perfeitos”.

Não somos. Primeiro porque perfeição é algo perigoso, um busca individual, e que na maioria das vezes, frustra quem busca por nunca conseguir suprir de forma total o que se deseja.

Segundo, e mais importante, porque nós somos homens iguais a qualquer outro que anda por aí, com características de personalidade distintas e singulares. Distintamente transexuais, porém homens. Parece complicado, mas não é.

O fato de ter uma vivência feminina não é vista com bons olhos por todos, e muitos tentam até enterrar esse passado de forma quase obsessiva, e trazer a tona qualquer resquício desse momento pode provocar reações inesperadas.

Claro, nem todos pensam assim, e abraçam o que nos foi deixado, mas isso não significa vivenciar na atualidade o que ficou lá atrás.

Talvez sejamos um pouco mais sensíveis, talvez não. Talvez sejamos um pouco mais pacientes, talvez não. Talvez sejamos melhores ouvintes, talvez não. A lista de possibilidades é infinita, e vai variar da disponibilidade de cada um, da introjeção dos estereótipos, de características de personalidade, e do grau de resposta a hormonização.

Sim, hormônios fazem diferença quer queiram, quer não. Existem diferenças que não dependem somente do meio, mas também da influência hormonal. Ninguém vira um monstro por tomar testosterona, um troglodita da noite para o dia, mas existem alterações para uma expressão cada vez mais masculina. Já pontuamos várias vezes, em posts anteriores, essas possíveis alterações.

É natural que saibamos bem o quanto dói uma cólica, e o que fazer para amenizá-la, coisa que um homem biológico nem sempre sabe, mas isso não significa que teremos paciência com a tpm alheia. Podemos acompanhar nossas companheiras as compras, ou companheiros, mas não esperam reações enfáticas do tipo “que lindo acho que fica ótimo em você”, ou paciência para andar por horas a fio e não comprar absolutamente nada. O mais provável é ouvir coisas do tipo “você que sabe”, “tá bom” ou “gostou, compra logo”, além daquela cara de tédio de quem carrega sacolas, enquanto a companheira olha vitrines à procura de algo.

Claro, existem exceções, mas por mais que um homem goste de comprar roupas, perfumes, e coisas socialmente ditas como domínio feminino, não será da mesma forma que uma mulher.

Alguns são machistas, sim bem machistas e tradicionais, algo quase do século 19, e outros chegam a ter o perfil de homens que agridem mulheres, apesar de toda uma vivência anterior no sexo feminino.

A principal situação é que quem se relaciona com homens transexuais, se relaciona com homens e ponto. Não esperem comportamentos ou características mais femininas quando da busca de uma relação conosco, porque isso pode não ocorrer. Ou ir diminuindo sobremaneira com o tempo, e os benditos hormônios.

Isso não quer dizer que não vale a pena investir em um relacionamento assim. Vale a pena investir em qualquer relacionamento afetivo, seja com quem for e como for, onde o amor seja verdadeiro, e o diálogo seja franco para superar, juntos, frustrações, dúvidas e medos.

Mas definitivamente, não somos perfeitos. Somos indivíduos, com toda a bagagem específica de vida, características ímpares que fazem de cada um de nós únicos, e ainda assim tão semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário