sexta-feira, 22 de maio de 2009

Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Góias promove Simpósio sobre Redesignação Sexual


21/05/2009


Evento tem como convidado Mark-Bram Bouman, cirurgião plástico da Holanda

No período de 25 a 27 deste mês, o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Saúde da Faculdade de Medicina (FM) da UFG vai promover oSimpósio Internacional sobre Redesignação Sexual. O evento terá início às 8 horas, no anfiteatro da FM e é aberto a todos os interessados no tema, com direito a certificado de participação. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas na secretaria do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FM.

A coordenação do evento está a cargo das professoras Marise Amaral Rebouças Moreira e Mariluza Terra Silveira, que também coordena o projeto Transexualismo, da Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da UFG. O Simpósio terá como convidado internacional o médico Mark Bram Bouman, cirurgião plástico pertencente ao Gender Team da Vrije Universiteit van Amsterdam (Free University of Amsterdam).

A programação do evento será iniciada no dia 25, com conferência do diretor Mark-Bram Bouman sobre “Metoidioplastia – virilização da genitália feminina”. Em seguida haverá debate com a participação dos professores Aldair Novato Silva (HC/UFG), Marcelo Soares Silva (cirurgião plástico goiano), Eloísio Alexsandro da Silva (UERJ) e Thiago Elias Rosito (UFRGS).

Às 10h30, haverá um debate informal com apresentação de casos sobre “Vaginoplastia - O que fazer e como prevenir: 1) estenose vaginal; 2) estenose uretral; 3) complicações vulvares e 4) deiscência de sutura dos retalhos. O coordenador desse debate será o professor Gilvan Neiva Fonseca, chefe do Serviço de Urologia da UFG, com a participação do convidado internacional Mark-Bram Bouman e dos demais médicos participantes do debate anterior. À tarde, a partir das 15h, o programa prevê exame físico ambulatorial de pacientes do projeto com vistas à cirurgia de metoidioplastia.

Para o dia 26 está programada, no período das 7h às 11h, demonstração de metoidioplastia pelo doutor Bouman, no centro cirúrgico do HC, em dois pacientes do projeto Transexualismo da FM/HC. No dia 27, no mesmo período, haverá demonstração de uma cirurgia de vaginoplastia. À tarde, a partir das 15h, o doutor Bouman estará reunido com a equipe multiprofissional do Projeto Transexualismo.

Projeto Transexualismo - Iniciado há exatos dez anos, o projeto Transexualismo da FM/HC é um programa de pesquisa e extensão para atendimento interdisciplinar a pessoas de ambos os sexos, independente da faixa etária, com distúrbio de identidade de gênero (DIG). Esse projeto tem como propósito atender pessoas com indicação para redesignação sexual (CRS), realizando a cirurgia e o acompanhamento endócrino e psicológico.

São feitos dois tipos de cirurgia: de homem para mulher e de mulher para homem. A primeira consiste em orquiectomia, amputação dos corpos cavernosos, redução da uretra, confecção do clitóris a partir da glande, plástica para construção da vulva (com pele da bolsa escrotal) e criação da neovagina (com pele do pênis e da bolsa escrotal).

Já a cirurgia de mulher para homem consiste em mastectomia, histerectomia, salpingectomia, ooforectomia. colpectomia, construção da bolsa escrotal a partir dos grandes lábios com prótese de silicone ou não, além de metoidioplastia ou faloplastia, que é a construção de um pênis e que terá na sua porção distal a abertura da uretra, para que a micção possa ser feita em posição ortostática.

Fonte: Assessoria FM/UFG


2 comentários:

  1. surpresa com essa noticia, um avanço, sem duvida. Mesmo q nao surjam eventuais beneficios, só se disseminar informaçao e trocas d experiencias, ja se tem a validade da proposta

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito bom que eles fizeram este evento. Seria melhor ainda se eles transformassem isso em um evento anual or bianual.

    ResponderExcluir