segunda-feira, 19 de julho de 2010

"Degrassi" aborda história sobre ftm.

A imprensa canadense.

Data: Quinta-feira 15 de julho de 2010 02:50

TORONTO - Em uma década de existência, a série de tv "Degrassi" apresentou temas como gravidez inesperada, consumo de bebidas por menores de idade, corações partidos e a rebeldia típica dos adolescentes, e deste vez, o programa que começa sua nova temporada segunda-feira, apresenta seu primeiro personagem transexual.

O drama teen canadense entra nesse terreno desconhecido com o enredo de um novo estudante, Adam, que se apresenta como um menino, embora ele tenha nascido uma menina.

"Posso verdadeiramente dizer que quando nós decidimos fazer este episódio percebemos que este é um território novo para nós ", diz o produtor , diretor e ator Stefan Brogren, cujo personagem Mr. Simpson retorna como diretor da escola .

"Nós nunca sequer tentamos tocar neste assunto antes. Claro que tivemos que lidar com histórias de gays e lésbicas , mas você não pode abordar o assunto da mesma forma."

O novo aluno é interpretado pela ex estrela de "Life With Derek " Jordan Todosey, uma atriz de 15 anos que disse que teve que cortar e escurecer o cabelo, além de adotar uma atitude mais masculina para interpretar o papel.

"O roteiro é bom, eles conseguiram realmente abordar a situação e acho que esse personagem pode falar por quem é marginalizado ou intimidado por ser transgênero ou algo parecido", disse Todosey no início deste ano, no set de filmagem em Toronto, após filmar um confronto violento com os valentões da escola .

"Eu realmente espero que os fãs gostem de Adam".

Temas delicados não são novidaede para a franquia de longa duração da série, que começou como "The Kids of Degrassi Street", em 1980, e foi seguido por "Degrassi Junior High "," Degrassi High " e " Degrassi : The Next Generation ".

"Degrassi High " ficou famosa por provocar polêmica nos Estados Unidos, quando uma personagem grávida lutou com manifestantes em frente a uma clínica de aborto. Os telespectadores canadenses viram o episódio inteiro, mas os espectadores americanos têm uma versão editada que não deixou claro se ela foi a diante com o processo.

Desta vez, o enredo transgênero será visto em ambos os lados da fronteira: no canal americano TeenNick ao mesmo tempo em que ocorre a transmissão no canal canadense MuchMusic.

Brogren diz que um grande esforço foi feito para lidar com o enredo transgênero com cuidado, e que os escritores fizeram consultas com vários grupos de defesa LGBT para se certificar de que a questão foi apresentada com precisão.

"O assunto deu um mexida com todos, porque os escritores fizeram uma pesquisa surpreendente, as duas redes de tv têm estado em contato com gays, lésbicas e transgêneros para se certificar sobre o script. Queremos ter certeza de que não estamos difamando o assunto ", diz ele .

"Este será um personagem permanente, alguém que vai passar por toda sua experiência escolar de segundo grau, desta forma, queremos ter certeza de que este personagem é amado e desenvolve uma base de fãs".

O Centro Nacional para a Igualdade Transgênera define transgênero como um termo genérico que se refere as pessoas "que vivem de forma diferente da apresentação de gênero e dos papéis que a sociedade espera deles."

Todosey diz que espera que o tema pesado seja conversado com as crianças, mesmo que ainda seja um problema pouco discutido, e que até mesmo os adultos têm dificuldade para entender.

"É bem escrito. Eu sinto que realmente fala para as crianças e acho que é um grande papel que pode realmente mostrar para as pessoas como transgêneros são", diz ela , que descreve seu personagem como alguém que "nasceu fisicamente como menina, mas entre as orelhas, ele se sente como um cara. "

"Isso permite que o público caminhe nos sapatos do personagem e isso é realmente bom."

Os fatos sobre Adam serão esclarecidos nos episódios que vão ao ar dias 11 e 12 de agosto, quando a escola descobre seu segredo. Os episódios também contam com a participação do dançarino de salão e juíz do programa "So You Think You Can Dance Canada" Jean-Marc Genereux como convidado.

"Degrassi", que foi anteriormente intitulado "Degrassi : The Next Generation", começa sua décima temporada segunda-feira com uma programação especial de verão que vai transmitir os primeiros 24 episódios, quatro dias por semana, com uma maratona de duas horas de repetições em cada sexta-feira.

"É uma experiência. Sabemos que as crianças amam o show. E o pessoal da TeenNick nos perguntou, "Vocês acham que isso é possível?" , explica Brogren , acrescentando que a série retorna com a programação semanal em setembro.

"Isso muda a maneira de escrever roteiros, de como filmamos e acaba parecendo muito mais um conto desenvolvido ao longo desses 24 episódios. Não queremos chamar de novela, mas definitivamente tem muito mais coisa acontecendo do que um único episódio. "

A nova temporada será precedida pelo filme de TV "D: NYC - Degrassi Takes Manhattan", que vai ao ar sexta-feira no MuchMusic.

As participações especiais no filme incluem Mary Murphy de "So You Think You Can Dance", o VJ Jessi Cruickshank da MTV Canadá, o apresentador Jay Manuel de "Canada's Next Top Model" e o comediante Colin Mochrie.

Outros novos integrantes do elenco da 10 ª temporada de "Degrassi" incluem Munro Chambers como o excêntrico Eli, que esconde um passado obscuro, Lucas Bilyk como Drew, o meio irmão homofóbico de Adam, e Alicia Josipovic como a rebelde Bianca. Cory Lee de "Instant Star" também se junta ao elenco como o professor de mídia.




Tradução: "Homer".

Nota: Como citado no texto, o termo transgênero, principalmente na América do Norte, não tem conotação pejorativa, e apenas é utilizado para descreve quaisquer pessoas que cruzem a idéia binária de gênero, sendo portanto muito comum seu emprego para se referir a transexuais, inclusive. Degrassi é exibido no Brasil pelo canal de tv a cabo Multishow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário