sexta-feira, 2 de julho de 2010

Vida saudável e hormônios.

Você está acima do peso? Não pode começar sua hormonização por fatores de risco aumentado? Não tem dinheiro ou paciência para frequentar academia? Tem vergonha?

Existem alternativas.

Mas antes de mais nada: as dicas são básicas, genéricas. Elas não excluem, antes de qualquer coisa, procurar uma avaliação médica adequada, se possível com endócrino e fisioterapeuta para evitar danos à saúde em vez de benefícios.

Comece com uma reeducação alimentar. Evite bebidas alcóolicas, frituras, açúcar, alimentos gordurosos. Opte por verduras, legumes e frutas, pães integrais, queijos brancos, carnes magras, leite desnatado. Beba bastante água que não só hidrata o corpo, como ajuda na eliminação de impurezas.

Mas nada deve ser em excesso ou de um dia para o outro. Comece aos poucos, cortando a cada semana um item.

Sair do 100 para o 50 de forma abrupta diminuí as chances do seu sucesso. Permita-se comer, ou beber, algo de sua preferência no final de semana, evitando sempre o excesso.

O objetivo é criar um rotina agradável e adaptada a sua vida e não perseguir objetivos surrerais, que tão somente favorecem a ansiedade, entre outros sentimentos, e levar você a descontar na alimentação suas frustrações.

Não é fácil mudar de hábitos, mas uma vez feito, você ajuda não somente a diminuir o colesterol, o risco de doenças cardio-vasculares e semelhantes, mas permite uma hormonização com menores riscos, além de ajudar em todo e qualquer pré e pós operatório.

Muitos cirurgiões, por exemplo, pedem que os pacientes aptos a metoidioplastia percam peso pelo simples fato de que isso diminuí não só o risco cirúrgico, como proporciona um melhor resultado estético a cirurgia.

Somado a mudança alimentar, que tal fazer algum exercício físico?

Igualmente, não é saudável sair do sedentarismo para alguma atividade física de uma hora para outra. O processo também deve ser gradual.

O exercício eventual de final de semana não conta.

Exercício aeróbicos vão ajudar você a queimar gordura e os anaeróbicos ajudam a aumentar a massa muscular.

Mas nem sempre temos disponibilidade para tanto. E nem precisa. Comece com uma caminhada, de 15 minutos, 3 x por semana. Caminhar é um excelente exercício aeróbico, de baixo impacto, que traz grandes benefícios. Além do que ajuda a relaxar.

"Só isso?!"

Sim, à princípio. Mantenha essa rotina por 15 dias e passe a caminhar 20 minutos por mais 15 dias, e assim sucessivamente até alcançar uma hora.

E não se esqueça de fazer aquecimento antes de qualquer exercício, e alongamento após o término deles.

Outros exercícios aeróbicos leves mas que surtem bom efeito são andar de bicicleta e a natação. Da mesma forma, se for sedentário, comece aos poucos e vá aumentando o rítimo.

Com a frequência, o corpo passar a queimar calorias de forma mais eficaz, respondendo com facilidade a qualquer estímulo.

Os exercícios anaeróbicos podem igualmente ser feitos em casa, no seu tempo disponível.

A maioria se concentra somente nesses já que eles podem trazer, dependendo da sua predisposição genética, o corpo masculino por excelência: musculoso, definido, sem qualquer traço de feminilidade.

Comece com exercícios simples, com pouca carga, e várias repetições. Isso também não significa que você deve "se matar". Novamante, o excesso é prejudicial. O que surte efeitos duradouros é a paciência e a disciplina.

Mas quais exercícios fazer? Qual a postura correta?

Existe um canal do you tube chamado P4P ( http://www.youtube.com/user/P4Pbrasil#p/), entre outros, que tem uma série de vídeos com exercícios para diversos grupos musculares, de forma bastante didática, que pode ajudar a estabelecer uma rotina.



Procure fazer exercícios anaeróbicos em dias alternados para descansar a musculatura: se você caminhar segunda, quarta e sexta, use a quinta e terça para o restante. Se você optar por fazer somente exercícios de fortalecimento, faça-os segunda, quarta e sexta, por exemplo.

Cuidado com suplementos ou "queimadores". Não se esqueça que você precisa dos seus rins e fígado funcionando bem, assim como o resto do seu organismo. Promessas de resultados rápidos não são a melhor alternativa.

Outra maneira para ganhar força e resistência muscular são exercícios isométricos. Eles são feitos com pouquíssima carga, usando a resistência do próprio corpo ou ainda com faixas terapêuticas cuja intensidade de resistência é dividida por cores. Assim como os outros, é necessário consultar um profissional antes de começar, de preferência além do médico, um bom fisioterapeuta.

Não queira ter uma rotina de atleta ou de um profissional de educação física, a menos que você já seja um, ou tenha acompanhamento para tal.

Possibilidades existem, mesmo sem precisar se expor ou gastar tanto. O maior comprometimento é com a mudança interna necessária para sair de círculos viciosos e re-aprender outra maneira mais saudável.

Novamente: o objetivo é ser saudável, buscar um equilíbrio, o que incluí estar cientes das suas limitações e saber respeitá-las, aliado a disciplina, força de vontade e perseverança.

Lembre-se que o ganho não será somente estético: o real ganho será uma melhor qualidade de vida para o seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário