quarta-feira, 23 de junho de 2010

8º Ciclo de debates - Conheça a programação - SP/SP.


Até o dia 28 de junho, programe-se. Há vários temas em discussão

17/06/2010

O Ciclo de Debates integra a programação do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, organizado pela APOGLBT. Pretende levar a um público amplo as discussões que dizem respeito ao segmento LGBT. Busca-se a harmonia entre a acessibilidade dos conteúdos para todas as pessoas interessadas e a máxima qualidade das intervenções.

O Ciclo de 2010 da continuidade às parcerias com entidades para construir os eventos do Ciclo a partir de uma diversidade de competências e experiências e também permitir a acessibilidade física dos locais para acolher todos os interessados, inclusive privilegiando o acesso por transporte público, mais democrático e ecológico; a inclusão, na escolha dos temas e dos palestrantes, de todos os segmentos que compõem o universo LGBT, cuidando em especial para que travestis, transexuais e mulheres tenham espaços significativos e paritários nos eventos.

Os debates acontecerão no Auditório da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Pátio do Colégio, 148 / 184 (estação Sé do metrô), com exceção do debate do dia 26/06 – QUESTÕES DE GÊNERO – acontecerá no Sindicato dos Bancários – Rua São Bento, 413 (estação São Bento do metrô).

PROGRAMAÇÃO

23/06 (quarta-feira): FAMÍLIAS

►18:30 às 19:00 - Esquete Teatral “O Poeta e a Barca ou As peripécias de Gil Vicente entre os mares do inferno e da glória”

►19:00 às 20:30 - Mesa I - Adoção conjunta por casais LGBT: aspectos jurídicos, psicológicos e sociais

Coordenação da Mesa:

Marcos Valdir Silva

Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela PUC/SP,Coordenador do CRESS/SP Seccional SJCampos, militante do Grupo Atitude de SJCampos.

Debatedor@s:

Maurício Ribeiro de Almeida

Psicólogo Judiciário, doutorando em Psicologia Social pelo Instituto Psicologia da USP. Docente do Centro Universitário Unisalesiano - Lins/SP. Membro da subsede do Conselho Regional de Psicologia - Bauru.

Vasco Pedro da Gama e Junior de Carvalho

1o. Casal a conquistar dupla paternidade no Brasil com adoção homoafetiva da filha Theodora R. Carvalho da Gama – www.vascoejunior.com.br

Dr. Heveraldo Galvão

Advogado. Mestre em Direitos Coletivos e Função Social do Direito. Coordenador da Escola Superior de Advocacia (Núcleo de Catanduva).Coordenador da Pós Graduação em Direito das Faculdades Integradas Padre Albino. Professor Universitário de Direito, em São José do Rio Preto.

►20:30 às 22:00 - Mesa II - Conjugalidade LGBT: união civil ou casamento?

Coordenação da Mesa:

Alessandro Soares da Silva

Professor da Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP no Curso de Gestão de Políticas Públicas, atuando na área de Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo. É um dos co-fundadores da Associação Brasileira de Psicologia Política; co-Editor da Revista Psicologia Política mantida pela ABPP (2008-2011) e pesquisador do Grupo de Políticas Públicas, territorialidades e sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Debatedor@s:

Elizabete Zambrano

Atualmente é colaboradora do Centro de Estudos Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência (CEAPIA). Tem experiência na área da Saúde Mental, Psicanálise e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, transexualidade, homossexualidade, homoparentalidade, direitos humanos e bioética.

Rosa Oliveira

Rosa Oliveira é advogada, mestre em filosofia e sociologia do direito e doutora em ciências humanas.

Atua na defesa de direitos humanos ligados à epidemia de AIDS, gênero e sexualidades desde 1994.

►22:00 – coffee break

24/06 (quinta-feira): SAÚDE

►18:30 às 19:00 – Exibição do curta “Bailão” (2009)

Direção: Marcelo Caetano; Produção: Flora Lahuerta e Jurandir Müller; Fotografia: Julia Zakia; Montagem: Guile Martins

Sinopse: A memória de uma geração visitada por seus personagens. O cenário é o centro de uma grande cidade; o enredo a urgência da vida. E o Bailão o ponto de convergência dessas histórias

►19:00 às 20:30 - Mesa I - Homofobia e Saúde Mental, o papel da Psicologia na proteção e promoção da auto-estima de LGBT

Coordenação da Mesa:

Janaína Leslão Garcia

Janaína Leslão fez psicologia pela Universidade Estadual Paulista; aprimoramento em Psicologia Clínica em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina de Marília; especialização em Saúde Mental Universidade de São Paulo. Funcionária pública da Prefeitura de Diadema e membro da Comissão Sexualidade e Gênero do Conselho Regional de Psicologia de SP.

Debatedor@s:

Sandra Elena Sposito

Psicóloga, Mestre em Educação, Professora Universitária e Coordenadora da Comissão de Sexualidade e Gênero do CRP/SP.

Patrícia Porchat

Psicanalista, doutora em Psicologia Clínica pela USP, professora da UNIP; autora do livro “Freud e o Teste de Realidade” (Casa do Pscólogo, 2005)

Pedro Paulo Gastalho de Bicalho

Psicólogo, Doutor em Psicologia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Presidente das Comissões de Direitos Humanos e Psicologia e Diversidade Sexual do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.

►20:30 às 22:00 - Mesa II - Grávid@?! Direitos sexuais e reprodutivos para homens trans e mulheres lésbicas

Coordenação da Mesa:

Michelle Miranda

Psicóloga. Especialista em Saúde Coletiva. Membro da Comissão de Gênero e Sexualidade do Conselho Regional de Psicologia da 6ª região – CRP 06. Psicóloga da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Atua na área social e clínica em projetos de intervenção em equidade de gênero, saúde sexual e reprodutiva, vulnerabilidade social e cidadania.

Debatedor@s:

Alexandre Santos (Xande)

Presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo. Fez parte do GTOG/ONG do Programa Estadual de DST/AIDS. Integrou o Conselho Municipal da Diversidade Sexual de São Paulo. Fez parte da construção do processo transexualizador no SUS. Integra a Rede Latino-Americana de Homens Transexuais. Trabalha como agente de saúde.

Valéria Melki Busin

Psicóloga pela USP e mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Integra a equipe de coordenação da ONG feminista Católicas pelo Direito de Decidir, onde é responsável, entre outras coisas, pela articulação com o movimento LGBTT e pelas ações relativas à juventude. No momento, coordena o projeto “Arte e cultura no enfrentamento da violência contra as mulheres”.

Lidiane Ferreira Gonçalves

Graduada em Ciências Sociais e Direito especialista em Políticas Públicas. Assessora do Departamento de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

►22:00 – coffee break

25/06 (sexta-feira): PRAZERES NO ARMÁRIO

►18:30 às 19:00 – Exibição do curta “Sexo e claustro” (2005)

De Claudia Priscilla. Sinopse: Maria del Pilar é um documentário feito na Cidade do México, sobre uma singular personagem e seus sentimentos a respeito de sexo e religião.

►19:00 às 20:30 - Mesa I - Entre transar e fazer amor: sexo entre mulheres

Coordenação da Mesa:

Michelle Alcântara de Camargo

Debatedor@s:

Regina Facchini

Possui doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp, atualmente é pesquisadora colaboradora do Pagu - Núcleo de Estudos de Gênero da UNICAMP. Atua também na Saúde Coletiva nos temas: aids, sexualidade, gênero, saúde reprodutiva e políticas públicas. Publicou, entre outros, os seguintes livros: "Sopa de Letrinhas? Movimento homossexual e produção de identidades coletivas nos anos 90".

Guilherme Almeida

Professor do PURO/UFF. Doutor em Saúde Coletiva. Colaborador do movimento LGBT

► 20:30 às 22:00 - Mesa II - Sado-Masoquismo

Coordenação da Mesa:

Regina Facchini

Debatedor@s:

Jorge Leite Júnior

Doutor em ciências sociais pela puc-sp e professor da Universidade Federal de São Carlos, com pesquisas nas áreas de sexualidade e gênero.

Dr. Marco de Tubino Scanavino

Psiquiatra, Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Responsável pelo Ambulatório de Impulso Sexual Excessivo do Programa de Estudos em Sexualidade e do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. Médico Assistente do ProSex e do Hospital Dia Adulto do IPq-HC-FMUSP. Autor do livro "Aids: a relação médico-paciente"

Mistress Bela – Clube Domina

►22:00 – coffee break

26/06 (sábado): QUESTÕES DE GÊNERO

– Sindicato dos Bancários – Rua São Bento, 413 (estação São Bento do metrô).

► 10:30 às 12:30 - Mesa I - @: do binarismo à pluralidade (estudos queer)

Coordenação da Mesa:

Aline Freitas

Ativista independente, atua em questões de gênero/trans e ativismo tecnológico. Participou de projetos sobre compartilhamento de conhecimentos tecnológicos e disponibilização de servidores web para movimentos sociais. Destes faz parte atualmente do coletivo feminista Birosca.

Debatedor@s:

Miriam Adelman

Nascida nos EUA, mora no Brasil desde 1991. Professora do Depto de Ciências Sociais da UFPR desde 1992, pesquisa e publica sobre temáticas de gênero e perspectivas feministas. Em 2009, publicou "A voz e a escuta: encontros e desencontros entre a teoria feminista e a sociologia contemporânea".

Richard Miskolci

Professor de Sociologia da UFSCar e Pesquisador do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da UNICAMP. Coordena o grupo de pesquisa Corpo, Identidades e Subjetivações (www.ufscar.br/cis) e orienta estudos que exploram intersecções dos marcadores sociais das diferenças.

Juliana Perucchi

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua nas áreas: política e diversidade sexual, gênero e feminismo, políticas públicas, direitos sexuais e reprodutivos, educação e juventude. É pesquisadora do Núcleo Margens, da Universidade Federal de Santa Catarina e do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania GLBT, da Universidade Federal de Minas Gerais.

► 12:30 às 13:30 - Almoço

►13:30 às 14:00 - Exibição do curta “Os Sapatos de Aristeu” (2008)

De René Guerra. O corpo de uma travesti morta é entregue para a sua família.
A sua mãe decide enterrá-la como homem. Uma procissão de travestis caminha para o enterro reinvidicando a identidade construída. Os sapatos são colocados. A morte é apenas uma janela.

► 14:00 às 15:30 - Mesa II - Intersexos e o direito à não mutilação

Coordenação da Mesa:

Anna Paula Vencato

Debatedor@s:

Mauro Cabral

É co-diretor de GATE (Global Advocates for Trans* Equality), e participou da redação dos Princípios de Yogyakarta. Editou o livro “Interdicciones”. Artigos em castelhano sobre intersexualidade.

Paula Sandrine Machado

Professora adjunta do Depto de Psicologia Social e Institucional da UFRGS, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde e membro do Consórcio Latinoamericano de Trabalho sobre Intersexualidade.

►15:30 às 18:00 - Mesa III - Despatologização da transexualidade travestilidade

Coordenação da mesa:

Clara Cavalcante

Psicóloga do CTA Favo de Mel e Coordenadora do Programa de DST/HIV/AIDS da Prefeitura de Jandira/SP.

Debatedor@s:

Flavia Teixeira

Professora da Faculdade de Medicina da UFU, desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre conjugalidades e migrações de travestis para a Itália. Tem atuado nos temas gênero, sexualidade, prostituição e migrações.

Marcia Aran

Coordenadora da linha de pesquisa Gênero, subjetividade e biopolítica. Autora do livro O Avesso do avesso: feminilidade e novas formas de subjetivação e de artigos sobre gênero, sexualidade, subjetividade, saúde coletiva e bioética

Maria Filomena Fernichiaro

Diretora do Ambulatório de DST/Aids e do Ambulatório de Assistência Integral a Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Tratamento às DST/Aids do Estado de SP

►18:00 às 18:30 – cofee break

►18:30 às 20:00 Mesa IV – Drag queens, crossdressers e suas relações de proximidade/distanciamento com o universo LGBT.

Coordenação da Mesa:

Patricia Din

Diretora de Relações Públicas do Brazilian Crossdresser Club.

Debatedor@s:

Anna Paula Vencato

Antropóloga, doutora em Antropologia pela UFRJ. Temas de pesquisa: gênero, sexualidade e crossdressing.

Aureliano Lopes da Silva Junior

Mestrando em Psicologia Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro; tem estudado algumas travestilidades artísticas, principalmente a figura das drag queens.

28/06 (segunda-feira) CULTURA

►19:00 às 21:00 - Cultura LGBT, o que é?

Coordenação da Mesa:

Manoel Zanini

Coordenador Geral do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo nos anos de 2008 a 2010; Tesoureiro da APOGLBT no mandato de 2008 a 2010; Produtor Cultural da Mégaron LTDA.

Debatedor@s:

Laura Bacellar

Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial voltado às minorias sexuais, Edições GLS, e é responsável pela primeira editora inteiramente dedicada à literatura lésbica, a Malagueta (www.editoramalagueta.com.br). É co-autora, com Franco Reinaudo, de O mercado gls. Colabora para os sites Dykerama e Parada Lésbica e dá palestras sobre diversidade.

Jean Wyllys

Jornalista e escritor, autor de "Aflitos", "Ainda lembro" e "Tudo ao mesmo tempo agora". Mestre em Literatura pelo Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, leciona Teoria da Comunicação, Semiótica e Cultura Brasileira na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na Universidade Veiga de Almeida.

►21:00 às 21:30 - Esquete adaptada do espetáculo teatral “Um Dia Você Vai Entender” – Grupo Teatral Impacto em parceria com Grupo de Jovens Ativistas (APOGLBT)

►21:30 às 22:00 – coffee break e conversa sobre sexualidade e mídia com Irineu Ramos Ribeiro, autor do livro “A TV no Armário”

Irineu Ramos Ribeiro é jornalista, pós-graduado em História e mestre em Comunicação. Pesquisador nas questões de sexualidade e gênero na mídia.

Fonte: http://www.paradasp.org.br/noticias.php?id=108

Nenhum comentário:

Postar um comentário