sexta-feira, 18 de junho de 2010

Enquanto isso em Portugal...


BE quer simplificar processo de alteração de identidade para transexuais.

Por Redacção

José Soeiro preparou um projecto de lei que visa permitir uma nova identidade a pessoas transexuais. O deputado do Bloco de Esquerda acredita poder assim ajudar a que os transexuais sejam menos discriminados pela sociedade.

«O facto de as pessoas se apresentarem e serem reconhecidas como mulheres e irem a uma entrevista de emprego e terem um BI com um nome de homem» é o que motiva a discriminação. José Soeiro apontou para as «taxas de 90 por cento de desemprego».

Este grupo é considerado o «mais discriminado» pela União Europeia. Estima-se que em Portugal existam cerca de mil transexuais, 600 dos quais já realizaram a operação de mudança de sexo, segundo a TSF, que dá a notícia.

Estar há dois anos no novo sexo social, estar há pelo menos um ano em tratamentos hormonais e não ter nenhum transtorno de personalidade são as condições a que o Bloco de Esquerda pretende reduzir o processo de alteração de identidade.

José Soeiro disse esperar um amplo consenso no Parlamento sobre este assunto. O deputado lembrou que em Espanha a questão foi muito mais pacífica do que a do casamento entre pessoas do mesmo sexo. «[É] «uma alteração simples e que garante direitos elementares», sublinhou.

08 : 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário