segunda-feira, 24 de março de 2008

E quando você se descobre?

Quando você se descobre FTM, e dá nome ao que sente internamente, surge à dúvida: Aonde ir? O que fazer? Existem serviços para gente igual a mim?

Antes de tudo não se sinta só, nem entre em desespero, existem pessoas no mundo todo passando pelo mesmo momento que o seu, e melhor, aqueles que já encontraram suas saídas ajudando a quem ainda as busca.

No Brasil existe uma regulamentação, colocada aqui em posts anteriores, que dita como e onde essas intervenções devem ser feitas. Essa regulamentação foi estipulada pelo Conselho Federal de Medicina e segue o que é preconizado no exterior como tratamento. Não é perfeita, existem falhas ao nosso ponto de vista, mas é muito mais do que se tinha anos atrás: nada.

Em comparação a outros países, ainda engatinhamos no que concerne a terapêutica e tratamento social do transexual, mas é inegável que existem progressos. Uma atitude negativista de que tudo é ruim, demorado ou errado, só atrasa seu próprio progresso. Sejamos realistas, afinal os serviços disponíveis são públicos, e serviço público por aqui não é exatamente um primor, mas também não ache que nada presta. O mesmo vale para acompanhamento particular e para tentativas pelo SUS. O importante é procurar.

Maus profissionais existem em qualquer área, e temos a capacidade de discernir se o serviço é bom ou ruim, se irão atender as nossas necessidades e até mesmo de questionar e exigir nossos direitos por um serviço digno e humano.

Não ache que existem saídas mágicas e miraculosas, soluções rápidas e dispendiosas. O processo é longo e cansativo, mas se feito corretamente, surte resultados que ajudaram você, a se relacionar com si próprio, com o mundo e a se re - adequar, não só as mudanças internas, mas a figura que vai nascer dessa busca. Desejar e ver concretizado provocam movimentos diferentes, e aprender a lidar com eles é fundamental para que noções estereotipadas e impostas pelo meio não se tornem um fantasma e façam você se sentir um erro da natureza. Você não é.

Além do que seu cérebro vai precisar de um tempo para entender essa mudança corporal. Alguns, por mais certeza que tenham de si mesmos, chegam a ficar deprimidos pós-cirurgias, ou quando tentam apressar o ritmo da coisa, pulando etapas. Mas isso é um quadro natural e esperado, não se desespere.

Os serviços sozinhos e seus profissionais não podem ajudar a você se não quiser ajuda, ou não colaborar, e por colaborar não entendam por ficar calados e quietos. Mas existem limitações de ambos os lados e por isso a cooperação de ambos é necessária.

Sem uma ajuda adequada, por mais que você saiba ser FTM, outras questões podem atrapalhar e transformar sua vida num mar de incertezas e medos, alguns dos quais provavelmente você nem soubesse existir internamente. Até para essa onda que surge, é preciso um acompanhamento que trabalhe a situação como um todo. O segredo é reaprender a lidar com o que vai acontecer, e não se isolar e achar o mundo seu mais cruel inimigo. Nosso mais duro crítico e inimigo somos nós mesmos.

Também não espere milagres desses serviços, cada organismo responde de uma forma particular a terapêutica hormonal e até mesmo cirúrgica. Não confunda, possibilidades reais suas de estrutura física e genética com erro médico ou falta de atendimento.

Um começo tranqüilo, dentro do possível, garante um meio e um final onde seus objetivos serão alcançados. Vivendo na realidade e trabalhando com o que lhe é dado da melhor maneira possível, e o mais fabuloso de tudo, sendo você mesmo.

Atualmente esses serviços estão disponíveis em alguns estados do país, conforme postado anteriormente. Procure junto ao Conselho Regional de Medicina e o Conselho Federal de Medicina para onde você pode ser encaminhado. Procure também junto a associações e sociedades de medicina, p.ex. Sociedade Brasileira de Endocrinologia (Ver Links), profissionais perto da sua área.

Não tenha medo, vergonha, nem se esconda. O tratamento existe e é possível, seja você gay, hetero, bi, judeu, católico, espírita, protestante, negro, branco, amarelo, azul, cor de rosa, enfim seja como for, existe um lugar para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário