quinta-feira, 27 de março de 2008

Mastectomia


Mastectomia é o nome da cirurgia de remoção completa da mama. É um dos tipos de tratamento cirúrgico para o câncer de mama.


No caso de transhomens vale lembrar que apesar do nome de mastectomia por se tratar de retirada de mamas, as técnicas utilizadas são semelhantes às utilizadas para mastoplastia redutora em mulheres.

Vale aqui algumas explicações:

O tecido glandular mamário em ambos os sexos são compatíveis. A diferença se faz pela atuação do hormônio masculino (testosterona), ou do feminino (estrogênio) sobre este tecido. O predomínio do estrogênio induz o crescimento da glândula e estroma mamário. Além de aumentar a deposição de gordura local.

Homens e mulheres possuem esses dois hormônios em quantidades diferentes; são eles que determinaram as características sexuais secundários em cada indivíduo. Quando o adolescente masculino chega na puberdade, a testosterona se eleva e predomina sobre o estrogênio; assim o menino desenvolverá os caracteres típicos masculinos: crescimento e distribuição característica de pêlos, escurecimento do saco escrotal, engrossamento da voz e toda compleição anatômica de um homem. É também devido à predominância deste hormônio masculino que ele não desenvolverá os caracteres femininos, tais como: desenvolvimento das mamas, formas do corpo mais arredondadas, voz fina, pele macia, etc.

Procedimento Cirúrgico

As várias técnicas utilizadas na mastectomia trans * variam em função de cada caso. A tendência é a de deixar cicatrizes cada vez menores, o que naturalmente vai depender do tamanho das mamas. As incisões podem ser em forma de T, L, I ou O. É feita também uma incisão ao redor da aréola, com o objetivo de reposicionar o mamilo e eventualmente reduzir seu tamanho. Pelas incisões são retirados os excessos de pele, tecido glandular e gordura. Em seguida, é feito o remodelamento do peitoral e reposicionamento dos mamilos. A anestesia usada nesse tipo de cirurgia é a geral. A operação dura em média três horas.

Pós-operatório

O tempo de internação é normalmente de 24 horas. Os pontos são retirados por volta da segunda semana. O retorno às atividades é gradativo. Deve-se, evitar a elevação dos braços acima da cabeça, levantar peso ou fazer exercícios em excesso durante três a quatro semanas.O inchaço é natural e costuma desaparecer já nas primeiras semanas, assim como uma possível sensação de insensibilidade nos mamilos e na pele do peitoral. As cicatrizes podem ser de tamanho maior ou menor, dependendo do tamanho da mama, e das técnica utilizada. Na maioria dos casos, a cicatriz é de boa qualidade e tende a ficar imperceptível. O processo de cicatrização pode ser dividido em três períodos de evolução: o primeiro que vai até o 30º dia, mostra as cicatrizes com bom aspecto e pouco visíveis. O segundo, que vai do 30º dia até 12º mês, quando a cicatriz vai ficando mais espessa e mais escura. O terceiro, que vai do 12º ao 18º mês, quando a cicatriz começa a clarear e a ter um aspecto mais natural. O resultado definitivo, tanto da cicatrização quanto da forma, só poderá ser avaliado após esse período. Há uma série de recursos clínicos e cirúrgicos disponíveis para corrigir eventuais problemas de cicatrização como o quelóide, mas só devem ser aplicados após as três fases do processo.

Vale dizer que como qualquer cirurgia, existem riscos, e é necessário procurar um bom cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Um bom preparo pré-operatório ajuda durante a cirurgia e no pós também, devendo, portanto o paciente seguir a risca os conselhos médicos, e perguntar sempre que em dúvida.

Essas informações são de teor generalizado e não substituem a consulta médica, sendo o profissional médico o mais adequado para tirar suas dúvidas e para a escolha do procedimento correto.

* Mastectomia trans: O termo usado durante o texto era mastoplastia redutora, o qual substituí de forma a ser mais coerente para a finalidade do texto.


O texto acima foi publicado em
http://www.desouzapinto.com.br/port/cirurgia_plastica/cirurgia_plast_mamaplastiaredutora.htm e editado de maneira a manter somente o que é de interesse a transhomens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário