domingo, 23 de março de 2008

Masculino / Feminino - Parte III


Alterações de comportamento sob uso de testosterona II

No quesito agressividade, eu já era alguém um pouco mais agressivo, sendo que percebi um aumento desse comportamento, somado a uma baixa tolerância a situações que sejam particularmente irritantes ou com as quais eu discorde.

Mas por outro lado me tornei mais prático, mais preto no branco, sem enxergar tantas nuances. Mais direto o que pode ser interpretado por grosseria dependendo de quem esteja do outro lado. Mais focado em uma única coisa, sem fazer mil ao mesmo tempo, e igualmente mais impositivo, com aumento da sensação de uma necessidade de dominação.

É verdade que isso poderia apenas ser levado como uma absorção de estereótipos culturais do macho por assim dizer; algo que a sociedade incute em nós, e que mesmo sem querer acabamos permitindo que entre em nossas mentes, e quem sabe, nossas vidas. Já me questionei sobre algumas vezes, na tentativa de procurar sinais dessas mudanças, mas vindo de uma educação liberal, não consigo encaixar o tal estereotipo em lugar algum, restando somente o resultado da ação do hormônio sobre meu comportamento.

Apesar das alterações que constatei, continuo sendo alguém com gosto para algumas atividades que possam ser tidas como menos masculinas; mas ao mesmo tempo o funcionamento de uma máquina ou como consertar algo se tornou igualmente atraente. Ou seja, ter alterações comportamentais em decorrência da testosterona não excluí comportamentos anteriores, pode sim somar alguns, e modificar outros com maior ou menor intensidade.

Isso nos leva ao fato de que homens e mulheres são diferentes sim. De que homens e mulheres têm aptidões diferenciadas sim, mas que isso não significa que um seja melhor do que outro a ponto de haver uma predominância de x sobre y ou vice versa, mas que existe uma diferenciação natural não oriunda de comportamentos e regras sociais.

Mas também não significa que homens não possam ser emotivos, afetuosos, e sejam bons ouvintes, por exemplo. Nem que mulheres possam ser agressivas e mais inclinadas a assumir papéis dominantes. Existem variações.

Vale lembrar que nenhum ser humano é unidimensional, e que somos uma mistura de comportamentos herdados, biológicos, de influências hormonais e do meio sócio cultural em que vivemos. Parece-me leviandade se excluir completamente aquele ou esse fator quando se fala de comportamento humano; generalizando a um único quociente, quando nossa própria biologia por si só resulta em uma fascinante máquina intricada com diversas nuances. É claro que existem situações em que um fator fala mais alto que outro, ou em que um embota a expressão do outro, ou ainda em que haja uma congruência gerando um determinado comportamento.

O fato é que, em maior ou menor escala, podemos esperar que haja alterações de comportamento com o uso da testosterona em homens transexuais, mas a qualidade, a quantidade e a intensidade dessas alterações são tão particulares quanto as alterações que acontecem no físico de cada indivíduo.


AVISO: As alterações aqui relatadas foram observadas por mim no meu comportamento e apesar de irem de encontro a outros relatos não podem ser generalizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário