domingo, 16 de março de 2008

Testosterona II


A testosterona mantém o bem-estar mental e emocional


A testosterona tem vários efeitos no sistema nervoso central. Ela influencia o centro sexual (estímulo sexual) e tem influência positiva na sensação geral de bem-estar, desempenho intelectual, comportamento e estado de ânimo.


Terapia com testosterona

Existem diferentes preparações disponíveis para o tratamento com testosterona.

O tratamento com testosterona deve ser adaptado individualmente a cada paciente e às suas necessidades do momento. O acompanhamento do tratamento é realizado regularmente para se avaliar o progresso.


Preparados

Existem vários preparados e formas de aplicação disponíveis para o tratamento de testosterona: injeções, gel, adesivos, implantes e comprimidos.Nem todas as formulações de testosterona estão disponíveis em todos os países. Portanto, deve-se perguntar ao médico as formas de terapia com testosterona disponíveis e que classe de tratamento é a mais adequada para cada paciente.

A testosterona administrada por via oral é prontamente absorvida, mas apresenta baixa eficácia, já que grande parte do hormônio é metabolizado pelo fígado durante o efeito de primeira passagem. O mesmo ocorre quando a testosterona é injetada na forma de solução oleosa, sendo rapidamente absorvida, metabolizada e excretada.

Várias formulações de testosterona foram desenvolvidas para contornar os problemas inerentes à rápida depuração observada após a administração oral ou parenteral.

Os ésteres de testosterona são menos polares do que o esteróide livre, sendo, portanto, absorvidos de modo mais lento quando administrados por via intramuscular em veículo oleoso, ou quando administrados por via oral, prolongando-se, desta forma, o tempo de intervalo entre as doses.

Efeitos secundários

Qualquer droga pode ter efeitos secundários. No entanto, muitos anos de experiência com os preparados de testosterona demonstraram que o tratamento é bastante seguro.Os efeitos secundários podem ou não ocorrer em um determinado paciente. Também deve ser considerado que os diversos preparados e formas de aplicação (injeção, gel, adesivos) podem variar em seus resultados e efeitos secundários.

Ocasionalmente pode ocorrer acne leve no começo do tratamento. A testosterona estimula a atividade das glândulas sebáceas na pele. Em geral é uma manifestação transitória no início do tratamento que melhora espontaneamente. Em pacientes em uso de adesivo, pode haver irritação local da pele. Em alguns casos isso pode fazer com que o paciente e seu médico optem por outra forma de administração do tratamento.Por outro lado, nas formas injetáveis pode ocorrer dolorimento no local de aplicação. Essa dor em geral é leve, especialmente nas preparações de maior duração e que, portanto, exigem menos aplicações.

Quando utilizados por mulheres, todos os esteróides anabolizantes implicam no risco de provocar masculinização. Dentre as manifestações (in) desejáveis estão o crescimento de pêlos faciais, irregularidade ou ausência do ciclo menstrual, voz rouca e acne. Com o tratamento continuado, também podem desenvolver uma calvície de padrão masculino, excessiva pilosidade corporal, e hipertrofia do clitóris.

Além desses efeitos, pode-se verificar ainda a retenção de água em associação com cloreto de sódio, responsável em grande parte pelo ganho de peso, pelo menos no tratamento a curto prazo.

Pode ocorrer a incidência de icterícia e distúrbios de função hepática que podem evoluir para a manifestação de adenoma e carcinoma hepático.

Quanto ao metabolismo lipídico (gorduras), existe tendência à diminuição de HDL e aumento de LDL no plasma, com aumento na proporção colesterol / HDL - colesterol, o que pode contribuir para o aumento da incidência de acidentes trombo - embólicos (formações de obstruções nas artérias ou veias podendo ocasionar derrames e infartos, p.ex.).

Se existir aumento na produção de glóbulos vermelhos (poliglobulia), a circulação pode ser prejudicada.

Outro sintoma que pode ocorrer é o aumento da pressão arterial, em decorrência da retenção hídrica, p. ex.

Frente à possibilidade de manifestação dos quadros descritos, portanto, pode-se concluir que os efeitos colaterais dos esteróides anabolizantes são suficientemente graves, de modo que a utilização em terapia só deve ser efetuada após a determinação das condições de risco / benefício nas situações em que se pretenda fazer uso dessas substâncias.

É fundamental que o tratamento seja feito com acompanhamento médico regular de maneira a possibilitar a detecção e a melhor conduta, em casos de ocorrer qualquer efeito secundário.

Texto retirado de http://www.eutesto.com.br/medicos/default.asp e http://www.portalfarmacia.com.br/farmacia/principal/conteudo.asp?id=441 , e editado de forma a conter somente as informações de algum interesse para transhomens.

AVISO: O AUTOR DESTE BLOG NÃO É FAVORÁVEL AO USO DE QUALQUER TIPO DE TESTOSTERONA SEM ACOMPANHAMENTO MÉDICO. SE VOCÊ JÁ USA, PROCURE O QUANTO ANTES UM ENDOCRINOLOGISTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário