sábado, 15 de março de 2008

Testosterona I



A Testosterona é o hormônio sexual mais importante do sexo masculino, assim como o principal hormônio sexual feminino é o estrógeno. Os hormônios sexuais masculinos são chamados de androgênios ou andrógenos.


Tem diferentes funções nas diversas fases da vida.


No embrião ou feto é responsável pelo desenvolvimento das glândulas sexuais masculinas (testículos) e dos órgãos genitais masculinos.

Na puberdade o hormônio é responsável pela virilização (masculinização).

No adulto masculino a testosterona controla todas as funções sexuais (libido, potência, fertilidade). Além disso, preserva a aparência masculina que se desenvolveu na puberdade. A testosterona mantém o desempenho e a saúde física masculina e também tem influência no humor e na sensação de bem-estar.


Antes do nascimento

A fertilização do óvulo por um espermatozóide é o início de uma nova vida. O fato do bebê nascido nove meses depois ser menino ou menina é determinado por interação complexa dos fatores genéticos e hormonais.


Transição dos fatores hereditários durante a fertilização


O óvulo e o espermatozóide contêm os chamados cromossomos sexuais: os cromossomos X e Y.A transmissão de um cromossomo Y é a condição prévia fundamental para o desenvolvimento de um feto do sexo masculino, ou seja, sexo cromossômico XY. Como a mulher tem o sexo cromossômico XX, o cromossomo Y só pode ser transmitido pelo pai.

Influência da testosterona antes do nascimento


A diferenciação sexual começa depois da sexta semana de gravidez. É somente a partir daí que o embrião começa a se diferenciar em direção masculina ou feminina. No embrião masculino este processo de desenvolvimento é estimulado pela ação da testosterona produzida pelo próprio embrião. Entre o nascimento e a puberdade, o desenvolvimento sexual permanece inativo e , exceto pela diferença na genitália externa e gônadas, a constituição corporal de meninos e meninas é semelhante.

Durante a puberdade

A puberdade é a fase de transição da infância tardia para a maturação sexual e a vida adulta. É uma época na qual ocorrem profundas alterações físicas, emocionais e sociais. Medicamente falando, a puberdade descreve o período de desenvolvimento inicial das características sexuais secundárias para completar a maturação sexual (capacidade reprodutiva). A puberdade nos meninos é iniciada pelo aumento da produção testosterona.

Desenvolvimento do padrão masculino do pêlo corporal.

Durante a puberdade, desenvolve-se o padrão masculino do pêlo corporal. O crescimento do pêlo pubiano e do pêlo da axila é um dos primeiros sinais da puberdade. Enquanto a puberdade avança, o pêlo pubiano estende-se para cima no abdome, em direção ao umbigo e começa o crescimento do pêlo do peito e da barba.

Alterações na voz

O crescimento da laringe causa o alongamento das cordas vocais. A voz chega a ser mais profunda. Este desenvolvimento de voz masculina é, com freqüência, referido como muda da voz.

Aumento da massa muscular

A testosterona tem ação anabólica no organismo, ou seja, leva a aumento marcante na massa muscular (particularmente da musculatura esquelética, dos membros. Em torno dos ossos longos), resultando no desenvolvimento do típico corpo muscular masculino.

Na idade adulta

Testosterona: Essencial para a sexualidade e reprodução

A testosterona controla o desejo sexual (libido), a potência (capacidade para ter ereção) e a fertilidade (capacidade de reprodução). A freqüência e a qualidade dos orgasmos também dependem da ação da testosterona.

A testosterona é responsável pelo fenótipo masculino e pelo desempenho físico

Fenótipo é a aparência física determinada por uma característica genética, no caso, o fenótipo masculino é determinado pelo sexo genético XY, através da ação dos andrógenos. A testosterona mantém o típico padrão masculino de crescimento do pêlo (barba, peito e pêlo pubiano), aumenta a atividade das glândulas sebáceas e, assim, regula o conteúdo gorduroso da pele.

A conservação da massa muscular e, portanto, da força muscular também é dependente da testosterona. O hormônio não leva à formação de novas células, porém provoca o crescimento das fibras existentes do músculo. O aumento na massa muscular é acompanhado pelo aumento na força muscular. A testosterona influencia também a proporção entre músculo e gordura. A deficiência de testosterona faz com que o tecido muscular seja diminuído, com aumento da gordura.

A testosterona estimula a produção de glóbulos vermelhos. Estas células, as hemácias, transportam oxigênio, que é fonte de energia para as células do corpo e os seus processos metabólicos.

A testosterona estabiliza os ossos e mantém a densidade óssea, o que caracteriza sua resistência e dureza.

Continua...

AVISO: O AUTOR DESTE BLOG NÃO É FAVORÁVEL AO USO DE QUALQUER TIPO DE TESTOSTERONA SEM ACOMPANHAMENTO MÉDICO. SE VOCÊ JÁ USA, PROCURE O QUANTO ANTES UM ENDOCRINOLOGISTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário