terça-feira, 18 de março de 2008

Rótulos Sociais I


Sempre vale a pena explicar o que significam alguns rótulos sociais muito comuns para diferenciar de forma clara pessoas que cruzam a barreira binária do gênero.


Transexual é o indivíduo que tem como característica principal o desejo constante e intenso de modificar seu sexo genital. Entende-se que uma pessoa transexual possui a genitália de determinado sexo (masculino ou feminino), porém, sua psique (mente) é oposta a ele.


Sendo assim, o transexual de homem para mulher (MtF, Male to Female) é aquele que nasceu com a genitália masculina (pênis), mas sua psique é feminina. Ou seja, se de mulher para homem (FtM, Female to Male), temos uma pessoa que nasceu com a genitália feminina (vagina), mas sua psique é masculina, determinando que ela se perceba interna e externamente como um homem.

Os transexuais vivem grande parte de suas vidas (quando não toda ela) numa grande angústia interna, uma vez que têm a sensação de possuírem uma alma feminina ou masculina encarcerada num corpo físico oposto a tal realidade interna. Isso se traduz também numa angústia extrema, não compreendida cultural e socialmente, sendo muitas vezes até mesmo banalizada.

Transexualidade é uma condição identitária e não uma orientação sexual, as pessoas que se autodenominam transexuais podem se identificar como heterossexuais, homossexuais, bissexuais ou assexuais.

Travesti ou eonismo era originalmente alguém que se vestia com roupas do sexo oposto para se apresentar em shows e espetáculos, mas essa prática passou a designar hoje em dia principalmente os transgêneros que após adquirirem formas femininas através de perigosas injeções de silicone industrial muitas vezes são empurrados à prostituição por falta de oportunidades nas grandes cidades.

O termo travesti hoje em dia se refere principalmente à pessoa que apresenta sua identidade de gênero oposta ao sexo designado no nascimento, mas que não almeja se submeter à Cirurgia de Readequação Sexual

Travestilidade também é uma condição identitária e não uma orientação sexual, logo as pessoas que se autodenominam travestis podem se identificar como heterossexuais, homossexuais, bissexuais ou assexuais.

Portanto, a diferença entre a travesti e o transexual é identificado pelo fato de a travesti não possuir a identidade sexual feminina, apesar de poder desempenhar papel sexual feminino. A travesti se sente confortável com seu sexo genital e não expressa o desejo de alterá-lo.

Por outro lado, o transexual possui a identidade sexual feminina / masculina, assim como a identidade de gênero e, portanto, na maioria dos casos, seu maior desejo é realizar a Cirurgia de Redesignação Sexual garantindo para si uma vida mais adequada, com maior conforto e felicidade.

Continua ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário