sábado, 22 de março de 2008

Masculino / Feminino - Parte II




Alterações de comportamento sob uso de testosterona I

Personalidade sf. 1. Caráter ou qualidade do que é pessoal. 2. o que determina a individualidade de uma pessoa moral; o que a distingue de outra. 3. Personagem (1).

Comportamento sm. Maneira de se comportar; procedimento.

Antigamente psiquiatras diziam que a personalidade era imutável. Hoje alguns defendem que ela não é imutável, mas maleável e adaptável a algumas situações. Já o comportamento pode ser modificado, e no caso em questão, de homens transexuais, ele é modificado pela ação da testosterona.

Já li relatos de diminuição de emotividade, afetividade, aumento de agressividade, entre outros.

Destes todos o que mais provoca especulações é o fator agressividade, o que cabe uma explicação particular: é fato que homens têm respostas mais agressivas do que mulheres em função do hormônio, mas nunca li nem ouvi que o efeito da testosterona em um homem trans fosse tão avassalador que alguém pacífico se transformasse em uma máquina de agressão. O que pode ocorrer é haver um aumento da agressividade natural de alguém. Por associação, se o indivíduo já fosse mais agressivo, pelo óbvio, esse nível seria um pouco maior de alguém que não fosse tanto.

Vou a partir desse momento usar a minha experiência pessoal para descrever as alterações que percebi, e quem vêm de encontro ao que já encontrei relatado.

Sendo um indivíduo tímido, percebi que houve uma diminuição dessa sensação em contra ponto a uma maior segurança e sociabilidade pós - hormônio. Isso não significa que eu tenha deixado de ser tímido, mas me tornei menos fechado e mais sociável, ainda que minha personalidade mantenha características a introversão.

Algo que sempre me intrigava era a velha história de que homem não chora. Por incrível que pareça adquiri uma dificuldade extrema em chorar, e somente acontece em situações muito específicas. Muitas vezes por mais que eu queira, não consigo nem ficar com os olhos marejados. A sensação é de uma parede me impedindo de ter tal comportamento.

Junto do choro pode-se falar da afetividade, o que diminuiu sobremaneira com o passar do tempo. Antes um indivíduo extremamente afetivo, hoje um simples abraço pode me parecer bem desconfortável, e a escolha por um aperto de mão parece a mais lógica alternativa. Tornei-me menos afetuoso com minha esposa, o que não significa que eu não seja atencioso, são duas situações diferentes. Sorte minha que ela não se incomoda e entende por ter acompanhado tudo de perto desde o início.

Isso me leva a emotividade, não somente choro, mas englobando outras situações como alegria em que me sinto embotado e com sérias dificuldades de expressar alguma coisa que envolva emoção.

Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário