Não consegui localizar nada na Internet que fosse suficientemente esclarecedor sobre os procedimentos ou livre de direitos autorais, então segue abaixo minhas sugestões sobre onde achar informações acuradas sobre estas cirurgias.
Existe um livro do Prof. Dr. Roberto Farina, que descreve bem não só duas das técnicas usadas para a neofaloplastia, como discorre sobre outros fatores acerca da transexualidade. O livro se chama Transexualismo - do homem à mulher normal através dos estados de intersexualidade e das parafilias, ed. Novalunar, de 1982.
Para quem não sabe o Dr. Roberto Farina, segundo consta em 1971, foi o primeiro cirurgião, a realizar uma cirurgia de readequação genital em uma mtf, e sofreu à época um pesado processo, criminal e no CFM, pois tal procedimento era visto como crime de mutilação.
Achei também uma visualização disponível na net de um livro chamado Transexuais: perguntas e respostas de Gerald Ramsey, ed. GLS, que tem uma excelente descrição da neofaloplastia e também da metoidioplastia, bem como complicações e riscos. Tais informações podem ser lidas na pergunta Como os cirurgiões constroem um pênis? Quais os principais risco e complicações?
Segue o link para tal visualização: http://books.google.com.br/books?id=7INsNJUSyC8C&pg=PA146&lpg=PA146&dq=neofalo&source=web&ots=NoDLLbFbN9&sig=DYUxFZdGEo5iQm6BMv6s6maFGo4&hl=pt-BR#PPA146,M1
É importante dizer que não há técnica que permita um neofalo idêntico a um biológico; que as técnicas apesar de serem variadas, ainda são arriscadas e possuem um alto grau de complexidade. Cabe a cada um escolher e formar sua própria opinião sobre as cirurgias de readequação genital para ftms, mas mantendo em mente a real possibilidade das opções apresentadas para não se desapontar depois do procedimento realizado.
Por ainda serem consideradas pesquisa, tais cirurgias só podem ser realizadas no país em Hospitais Escola que possuam atendimento a transexuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário