quarta-feira, 12 de março de 2008

Pequeno manual fast food para uma transição tranqüila




Sendo pre – T ou em transição, mas ainda não terminada, esses passos ajudarão a manter você na realidade e a minimizar o stress.


ESTAS SÃO APENAS SUGESTÕES, VOCÊ DECIDE O QUE É MELHOR PARA VOCÊ


1 – ESTABELEÇA UM OBJETIVO: Você tem que saber onde está indo se quiser aumentar as chances de chegar lá.


2 – UMA VEZ TENDO ESCOLHIDO SEU OBJETIVO, FOQUE NELE: Do contrário você pode ser enganado por quaisquer distrações que encontre pelo caminho. Não fique cego por um só desejo, bitolado, amplie os horizontes, mas sem perder a direção, por que barata tonta leva chinelada.


3 – ACREDITE EM VOCÊ MESMO E NA SUA HABILIDADE PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS: Esse ponto fala por si só, sem maiores explicações.


4 – FAÇA AS MUDANÇAS DEVAGAR: Psicoterapia (procure um serviço especializado) é necessária antes de começar a testosterona. As mudanças demoram, então seja paciente. Quando você se torna impaciente e intolerante, apenas aumenta as chances de se frustrar e não obstante leva a raiva. Isso pode dragar suas energias até que não sobre mais nada além de depressão, desespero, podendo até mesmo atrasar o progresso da psicoterapia, e por conseqüência o início da terapia hormonal.


5 - LIDE COM OS PROBLEMAS DIRETAMENTE: Lembre-se, uma vitória parcial, bem estruturada e segura é de longe melhor que se render sem lutar, ou precipitações radicais e infantis. A fase do “eu quero, eu quero, eu quero” acabou, tome vergonha e seja homem.


6 – LEMBRE-SE DO QUE VIRÁ A SEGUIR E DO QUANTO VOCÊ JÁ CAMINHOU: Por que muito você já sofreu e aprendeu, buscando no ontem e aprendendo no hoje as bases do seu futuro.


7 – GOSTE DO QUE VOCÊ ESTÁ CONSEGUINDO, DO SEU CAMINHO OU REPENSE O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO: Você pode não perceber, mas vai gastar mais tempo elaborando o produto final, correndo atrás de alternativas, soluções e desejos do que na chegada propriamente dita. Celebre isso, não fique esperando milagres ou soluções relâmpago.


BONUS: PARE DE SE PREOCUPAR ANTES DE SABER. Não assuma o pior antes de investigar e educar-se. Deixe acontecer não planeje nem se afobe, aproveite e curta as transformações, sabendo quem você é, como quer chegar lá e persistindo na qualidade de serviços e, acima de tudo, auto-conhecimento.


30/03/2002


Um comentário:

  1. Olá! Entrei por aqui por acaso e que bom o teu blog, positivo, pra frente, antenado... tenho certeza que mesmo alguém que cai aqui ao acaso absorve a mensagem positiva que o blog passa, de persistência, perseverança, confiança. Eu sou MtF e estou muuuuuito no começo de minha transição, e não é fácil! Já pensei em desistir várias vezes, e sofri com isso. Não é fácil remar contra a maré e ir além numa transição de gênero, pq a lógica do corpo (os hormônios) tá contra, o mundo (a sociedade) ainda é preconceituosa, a transição é lenta e custosa. Por outro lado, a força de vontade, a convicção e os recusos da Medicina hoje estão a nosso favor. Eu fico muito feliz em saber que aos poucos o mundo transexual está sendo mais respeitado e aceito, e está se abrindo pra vida, mostrando a cara, lutando pelos seus direitos e se informando. Este blog aqui é um exemplo disso, à sua maneira ele lança uma luz para muita gente que está em busca de alguma orientação, até porque a informação em língua portuguesa sobre FtM ainda é muito escassa. Parabéns pela iniciativa, querido!

    ResponderExcluir